Em solidariedade à Taió, que enfrenta a maior enchente da história neste mês, a Oktoberfest Blumenau vai arrecadar doações para ajudar famílias atingidas pela água na cidade do Alto Vale. A partir desta quarta-feira (10), quando ocorre o retorno da festa mais alemã das Américas, os visitantes já podem participar da campanha, que segue até 19 de outubro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Os produtos serão aceitos assim que os portões da Vila Germânica reabrirem, às 18h. Em um contêiner, que ficará em frente à bilheteria da festa, próximo ao Ginásio Galegão, as pessoas podem deixar itens de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Roupas não são necessárias, segundo a prefeitura de Blumenau. Além disso, empresas que desejarem apoiar a campanha, servindo como ponto de coleta, podem entrar em contato com a Secretaria de Comunicação pelo telefone (47) 3381-6947.

— A Oktoberfest nasceu para simbolizar a superação das enchentes de 1983 e 1984 e agora, mais uma vez, exerce esse papel ao realizar essa ação social — ressalta o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Continua depois da publicidade

Taió está praticamente embaixo d’água (Foto: Divulgação / CBMSC)

Taió permanece embaixo d’água pelo terceiro dia. A pequena cidade do Alto Vale também abriu um canal para o recebimento de doações. Entre os mantimentos, a prefeitura pede copos descartáveis, colchões e caixas de transporte ou areia para pets.

Eles podem ser entregues na Apae do município e comunicadas por meio do telefone (47) 99208-6747. A arrecadação ainda ocorre via PIX, pela chave 82.765.488/0001-02.

Além disso, até segunda-feira (9), Santa Catarina tinha ao menos 82 cidades em situação de emergência devido às chuvas que castigam o Estado desde a última quarta (4). Prefeituras e entidades civis se mobilizam para arrecadar donativos e se reerguer diante dos estragos causados pela água.

Para colaborar com as doações, a Secretaria da Assistência Social (SAS) catarinense orienta que os interessados busquem os órgãos de cada município. Indaial, Rio do Sul e Itajaí, por exemplo, já determinaram pontos de coleta para arrecadação de mantimentos. Veja como ajudar as diferentes regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Imagens aéreas mostram Taió embaixo d’água após enchente histórica

Blumenau sai da situação de enchente e serviços voltam à normalidade