Abram alas ao início da temporada das Oktoberfeste pelo mundo. Em um dia lindo de sol e com ares de verão na Bavária, começou neste sábado (20) a histórica Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a “mãe” da festa de Blumenau. O dia foi marcado pelo tradicional desfile rumo às tendas e pela sangria do primeiro barril de chope. 

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2025

A abertura da 190ª edição da Oktoberfest da Alemanha teve, também, a presença de uma delegação blumenauense. Pela primeira vez, o prefeito da cidade e a realeza da maior festa Alemã das Américas participaram do desfile de abertura. Egidio Ferrari (PL) esteve com a primeira-dama, Rose Ferrari, e da rainha e princesas nas carruagens rumo ao Wiesn – onde o zicke-zacke acontece.

Para a delegação catarinense, a participação no primeiro desfile da maior Oktober do mundo soa como um reconhecimento prático da relevância da festa catarinense e um “passo importante para consolidar Blumenau como referência internacional”, como destaca o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther.

Clima agradável e ares de verão

A abertura da Oktoberfest de Munique ocorreu com quase 30ºC e céu ensolarado. A cerimônia de abre-alas contou com a presença do prefeito Dieter Reiter, que com apenas duas batidas abriu o primeiro barril e declarou “O’zapft is!”, exclamação que simboliza o começo da festa. O primeiro litro de cerveja foi servido ao ministro-presidente da Bavária, Markus Söder, da mesma forma com que se faz desde 1980.

Continua depois da publicidade

Antes disso, porém, milhares já tomavam conta das ruas de Munique para o desfile com carruagens decoradas e tendas. Cerca de 50 carros alegóricos e mil participantes percorreram as ruas alegrando o público. A título de curiosidade, os desfiles de Blumenau, que passam pela Rua XV de Novembro, são exponencialmente maiores do que os da Alemanha e contam com 100 carros alegóricos e ao menos 3 mil “desfilantes” envolvidos. 

As tendas e jardins ficaram lotados antes mesmo da hora do almoço e a expectativa é de que a Oktoberfest de Munique receba um público entre 5 e 7 milhões de pessoas até o dia 5 de outubro, quando a festa se encerra. E engana-se quem pensa que as Oktobers acabam por aí. Três dias após o fim da maior do mundo, é a vez de Blumenau sangrar os barris para celebrar a cultura germânica na maior festa Alemã das Américas, que ocorre de 8 a 26 de outubro.

Leia também

Qual será o preço do estacionamento na Oktoberfest Blumenau 2025

FOTOS: Quem são as 21 candidatas na seletiva para rainha da Oktoberfest Blumenau 2026