A Oktoberfest 2019 terminou neste domingo (27) com um público de 52,6 mil pessoas. O último dia, marcado pela escolha da realeza da festa para 2020, não foi capaz de reverter a queda no número de visitantes em comparação ao ano passado, quando 592 mil visitantes passaram pelo Parque Vila Germânica. No total, 576,5 mil foliões estiveram nos pavilhões curtindo a 36ª edição da festa mais alemã das Américas em 2019.
Continua depois da publicidade
O índice é 2,7% menor neste ano em relação a 2018. A ligeira queda é motivada, de acordo com a organização, pela ausência de um feriadão. Como o dia 12 de outubro caiu em um sábado, a alegação da secretaria de Turismo e Lazer é de que a festa perdeu pelo menos um dia com público semelhante ao de fim de semana, o que impacta diretamente. Mesmo assim, o secretário da pasta e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, avalia positivamente a edição deste ano. O argumento é de que a festa não pode perder qualidade para que haja aumento no número de foliões.
Os 576,5 mil visitantes deste ano consolidam, também, um número maior que a expectativa da própria organização para a festa. Havia, até poucas semanas antes do início da festa, uma projeção de queda de pelo menos 10%, mas os primeiros dias conseguiram aliviar essa redução e ajudaram a fechar os números com uma redução simbólica no número de foliões.
– Estou contente (com os resultados) porque o quadro, no começo, era até pior do que os 10% que imaginávamos de redução no público. Pensávamos nessa diminuição pelo feriadão. Acho, também, que a Oktober acabou muito no final do mês, e isso pode ter impactado. Mas mesmo assim estamos bem satisfeitos – aponta Greuel.
Confira outros números
Os 19 dias de Oktoberfest 2019 terminaram com 516,7 mil pratos consumidos pelos visitantes, média de 0,9 por pessoa. Já o consumo de cerveja chegou à marca de 1,3 milhão de copos, 2,2 por folião, o que representa 526,2 mil litros bebidos pelas pessoas que passaram no Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade