Um passeio de turistas na Praia Brava, em Itajaí, quase terminou em tragédia no início da tarde desta segunda-feira (4). O grupo com oito pessoas que seriam da Argentina ignorou as orientações dos guarda-vidas ao entrar no mar e todos acabaram arrastados por uma corrente de retorno. Quatro deles conseguiram sair por conta própria da água, enquanto o restante teve de ser resgatado pelos bombeiros.

Continua depois da publicidade

Por sorte, eles foram salvos a tempo e passam bem, de acordo com os socorristas.

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

Era por volta das 14h quando a equipe do Corpo de Bombeiros precisou ser acionada para ajudar no resgate dos turistas. Segundo o capitão Douglas Tomaz Machado, de Itajaí, os oito teriam sido avisados pelos salva-vidas que o mar estava agitado e com correntes de retorno, o que não tornava o banho seguro para o grupo.

Mesmo assim, os turistas entraram na água até que ela alcançasse a cintura deles. Os socorristas usaram, então, apitos para alertar quanto ao risco de permanecer no mar. Foi nesse momento que os oito foram surpreendidos e arrastados para o fundo.

Continua depois da publicidade

Quatro deles conseguiram retornar para a areia, enquanto os demais tiveram de ser socorridos pelos guarda-vidas e bombeiros. Apesar de ter sido um resgate difícil por conta do mar revolto e da quantidade de vítimas, todos foram salvos e passam bem, segundo o capitão Machado.

Corpo de Bombeiros reforça importância de respeitar salva-vidas

Na tarde deste domingo (3), uma situação semelhante de afogamento terminou de forma trágica em Itapema, também no Litoral Norte de Santa Catarina. Edilberto dos Santos Carvalho, de 52 anos, estava com a esposa quando foi arrastado para o mar e não conseguiu retornar para a areia.

A mulher foi salva pelos bombeiros com vida. O casal teria ido para a praia em família, junto com a filha.

Para evitar ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros reforça a importância de respeitar as orientações dos socorristas quando estiver na praia. Se for nadar, é importante que seja próximo a um posto guarda-vidas e no horário em que o serviço estiver ativo. Em caso de emergências, é possível ligar no 193.

Continua depois da publicidade

Confira uma lista com outros alertas abaixo.

  • Fique atento à sinalização dos postos. Bandeira vermelha significa alto risco de afogamento; bandeira amarela, médio risco de afogamento; e bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado;
  • Preste atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. A mesma bandeira normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno;
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando um banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção à praia. Peça ajuda sinalizando com os braços;
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões;
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água;
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre.

Como era Itajaí antigamente?

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Suspeitos de assassinar homem em frente a creche de Indaial são presos em SP

Quem era o homem executado a tiros em frente a creche de Indaial