Oito municípios de Santa Catarina apresentam nível epidêmico de dengue. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em boletim divulgado nesta quinta-feira (16). Todas as cidades ficam na região Oeste do estado: Pinhalzinho, Serra Alta, Bom Jesus, Coronel Freitas, Descanso, Modelo, Chapecó e União do Oeste. Os municípios possuem mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes – o que caracteriza a epidemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No total, o estado registrou 4.294 casos de dengue este ano – quase 4 mil foram contraídos dentro de Santa Catarina. Uma morte por dengue grave foi registrada no estado: a de um professor universitário de Chapecó, em março. Além da dengue, Santa Catarina tem transmissão dentro do estado de zika vírus. Quatro pacientes contraíram a doença em território catarinense. Ainda não há casos confirmados de febre de Chikungunya autóctones no estado.
Continua depois da publicidade
Um homem morreu após o carro onde ele estava capotar e cair em um córrego em Rio do Sul, na noite desta quinta-feira (16). De acordo com os bombeiros, o homem de 30 anos estava sem cinto de segurança. O motorista do veículo não se feriu. Na hora do acidente, caía uma chuva fina. Guinchos fizeram a remoção do veículo de dentro do córrego.
Será investigada a causa do incêndio que destruiu um galpão onde funcionava uma empresa de embalagens em Blumenau. Um corpo carbonizado foi encontrado durante o rescaldo e levado ao Instituto Médico Legal. Um exame de DNA vai confirmar a identidade da vítima – a princípio, trata-se de um homem de 56 anos. A casa dele era no mesmo terreno onde ocorreu o incêndio, na madrugada desta quinta-feira (16). O trabalho para controlar as chamas durou quase três horas.