Se tornou rotina a compra e venda de mercadorias pelas redes sociais. Apesar da praticidade da negociação de preço e de entrega, é preciso alguns cuidados. A segurança física de quem está envolvido na negociação é um deles.

Continua depois da publicidade

A preocupação ganhou força após um jovem cair em uma emboscada. Ele anunciou um jogo de rodas pelo Facebook e logo surgiu um interessado. Os dois combinaram a entrega da mercadoria, mas quando a vítima chegou ao local foi rendido por três homens encapuzados.

A reportagem do Santa conversou com o comandante da Polícia Militar de Blumenau, Jefferson Schmidt, que elencou oito dicas para maior segurança em casos como esses:

1- Estabelecer previamente as condições de compra/venda/troca. Prefira o uso de transação bancária, evitando assim de carregar consigo quantias de dinheiro no momento da negociação.

2- Escolha locais públicos e movimentados para fazer a negociação final. Caso isto possa prejudicar o sua negociação, escolha um local calmo, mas monitorado por câmeras de vídeo. Certifique-se antes se elas estão funcionando.

Continua depois da publicidade

3- Evite, ao máximo, escolher sua residência como ponto de encontro, salvo se o objeto do negócio não permita isto.

4- Sempre avise alguém sobre a situação na qual você irá desenvolver com um terceiro desconhecido, se possível faça acompanhado.

5- Não aceite propostas muito vantajosas, podem ser "iscas" para ludibriar sua atenção.

6- Desconfie se algo que fora anteriormente acordado for mudado repentinamente, sem seu prévio conhecimento.

7- Tenha conhecimento do Estatuto do Consumidor. Pode ser útil em determinadas negociações.

8- Certifique-se da procedência do objeto alvo da negociação, se possível peça comprovação de propriedade.

Continua depois da publicidade

Leia também: Imigrante é esfaqueado enquanto caminhava na Itoupava Central

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado do portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.