Desde maio de 2019, grande parte de Santa Catarina tem registrado chuva abaixo do esperado. Conforme dados da Epagri/Ciram, oito das 10 regiões do Estado estão com acumulado negativo, comparado à média histórica, o que coloca algumas áreas em estado de alerta para estiagem.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O Meio-Oeste é a região mais seca, com 1.158 milímetros negativos de chuva esperada, entre maio de 2019 e julho de 2021. As outras regiões com acumulado negativo são Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis serrana.
Apenas a região litorânea da Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Estado têm saldo positivo de precipitação no período.
Veja a anomalia de chuva no período em cada região:

> Calor de 40°C e baixa umidade em SC trazem alerta para semana de verão em pleno inverno
Continua depois da publicidade
Efeitos da estiagem
Conforme Guilherme Miranda, pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, a falta de chuva preocupa, pois a primavera deve continuar seca, afetando a disponibilidade de água para as atividades econômicas, para o abastecimento público e para consumo dos animais. Para ele, Santa Catarina vive uma situação atípica.
— A maior preocupação na área agropecuária seria a dessedentação de animais, principalmente na região do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste, na bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura. No litoral Sul e Vale de Itajaí, a preocupação é ter água para atender às necessidades das plantações de arroz irrigado, pois a fase é de preparação do solo e início do plantio — explica.
> Estiagem traz alerta para falta de água nas torneiras em SC
Inverno mais seco em 2021
Julho e agosto deste ano foram meses secos para todo o Estado. O acumulado de chuva foi negativo em todas as regiões. A média histórica de precipitação em agosto na região Oeste, por exemplo, é de 153,5 milímetros, mas até esta segunda-feira (23), choveu apenas 18,3 milímetros.
Segundo a meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz, agosto deve terminar com déficit de chuva para todo o Estado.
Continua depois da publicidade
— Na quarta e quinta-feira desta semana podem ocorrer alguns temporais localizados no Estado, e mais nos dois últimos dias de agosto. Mesmo com essa possibilidade, não há perspectiva de uma chuva significativa que reverta a situação. Agosto deve terminar com chuva abaixo da média em todas as regiões — explica a meteorologista.
Veja a comparação de chuva em agosto em cada região:

Leia também:
Calor em Santa Catarina bate recorde para o mês de agosto
Começa o alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja as primeiras imagens