Durante este fim de semana, cerca de 800 crianças passaram pela Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, em busca da realização do sonho de se tornar bailarino. Contando as pré-seletivas, o índice de candidatos por vaga chegou a 116.
Continua depois da publicidade
A Seleção Nacional iniciou na sexta-feira e terminou no domingo, após as 14 horas. Concorrentes de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do processo, com exames médicos, fisioterápicos, musicais e artísticos.
— Percebemos que as crianças tem vindo muito mais preparadas para a audição, conhecendo a escola porque pesquisaram, assistiram matérias na TV. Elas vem com a vontade de passar estampada no olhar — avalia a coordenadora da seletiva, Sylvana Albuquerque.
Na audição, foram aprovadas 41 crianças, que iniciarão o curso na primeira série, e seis adolescentes, que vão para as séries mais avançadas, no início do ano de 2020. Entre eles, estão seis crianças de Joinville que já haviam participado da seletiva em 2018 e, apesar de não terem passado, foram convidados a ingressar no Curso Livre que o Bolshoi passou a oferecer em 2019, durante oito meses.
Dos 16 alunos que estão concluindo o Curso Livre, seis voltaram a participar da audição e, desta vez, foram aprovados. Além deles, outros dois alunos foram aprovados automaticamente pelo desempenho neste curso “preparatório”. Em 2020, outras 20 crianças de escolas públicas de Joinville terão a oportunidade de também participar do Curso Livre do Bolshoi Brasil.
Continua depois da publicidade
Os 49 novos alunos serão bolsistas e ingressam no Curso de Dança Clássica, com duração de até oito anos. Além de ensino gratuito, eles receberão benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico e nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. A matrícula de novos alunos acontece de 4 a 29 de novembro.