Pelo menos 52 surfistas já confirmaram presença no campeonato Oi Pro Junior Series que acontecerá sábado (7) e domingo (8) na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Essa será a quarta etapa do evento e somará mil pontos nos rankings da World Surf League (WSL) Latin America. A modalidade é a principal porta de entrada para os circuitos da liga.

Continua depois da publicidade

Ao menos três representantes de Santa Catarina estão confirmados na competição, Lucas Vicente, Leo Casal e Ian Casal. O trio é local de Florianópolis e revelação do trabalho da Associação de Surfe da Joaquina (ASJ). A expectativa de Vicente para o fim de semana é grande.

— Vai ser bem positivo para mim competir em casa, saber a onda que eu estou surfando. Estou treinando bastante, essa semana treinei só lá. É uma chance muito boa e com certeza eu quero ganhar. Vou dar tudo de mim e me sinto muito honrado em ser o catarinense mais bem colocado no ranking. Quero muito representar bem Santa Catarina, Floripa e a Joaquina — diz.

A catarinense Tainá Hinckel era outro nome que estava entre os competidores, mas por causa do calendário de disputas, a jovem não poderá competir.

— Eu recebi um convite da CBS (Confederação Brasileira de Surf) para representar o Brasil no Mundial da ISA (Associação Internacional de Surfe) que vai rolar na mesma semana no Japão, então, infelizmente, não poderei competir justamente na etapa que será no meu Estado — lamentou a atleta.

Continua depois da publicidade

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira passaram por esta categoria que é para surfistas com até 18 anos, e é considerada uma das principais competições das divisões de base no surfe. Além dos brasileiros, o Pro Junior terá competidores da Argentina, Chile e Peru.

Todos em busca da pontuação para as colocações regionais nas categorias feminina e masculina da WSL na América Latina. Os rankings decidem os campeões sul-americanos Sub-18 da temporada e os classificados para o Mundial Pro Junior da entidade, que está marcado para o fim de novembro na Ilha Taiwan, na China.

A categoria é o principal acesso para os circuitos da WSL. Os campeões mundiais irão garantir participação em etapas mais importantes do WSL Qualifying Series, com condição no QS 6000 e QS 10000, que praticamente definem as 10 vagas para a elite dos top-34 que valerá o WSL Championship Tour.

Até agora, depois de quatro das sete etapas que completam o Circuito Sul-americano Pro Junior, o grupo masculino é formado por, Daniel Templar, de Saquarema (RJ) e líder do ranking, pelo paulista Daniel Adisaka em segundo lugar, o potiguar Mateus Sena em terceiro, e o catarinense Lucas Vicente em quarto, com 290 de vantagem sobre o paulista Eduardo Motta, campeão do segundo Oi Pro Junior Series na Praia de Stella Maris, em Salvador, na Bahia.

Continua depois da publicidade

Brasil na liderança

Os brasileiros são recordistas no Pro Junior. Até o ano passado, das 20 edições realizadas desde 1998, oito foram conquistadas por atletas nacionais. Como o catarinense Mateus Herdy que este ano foi o vencedor da primeira etapa do Oi Pro Junior Series na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O atual campeão mundial da categoria confirmou o favoritismo com a vitória na final sobre o paulista Daniel Adisaka.

Os paulistas Eduardo Motta e Fernando Junior (conhecido por John John pela semelhança com o bicampeão mundial John John Florence) também estão confirmados para competir na Praia da Joaquina. Nos últimos anos, os títulos sul-americanos vinham sendo decididos em uma ou duas provas, mas o calendário deste ano confirmou sete etapas no circuito.

O site www.worldsurfleague.com vai transmitir ao vivo as quatro competições do Oi Pro Junior Series. A terceira etapa em Santa Catarina tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Federação Catarinense de Surfe (FECASURF) e da ASJ.

Top-10 Sul-americano Pro Junior Masculino (quatro etapas):

1°Daniel Templar (BRA) – 2.240 pontos

2°Daniel Adisaka (BRA) – 2.015

3° Mateus Sena (BRA) – 1.920

4° Lucas Vicente (BRA) – 1.890

5° Eduardo Motta (BRA) – 1.600

6° Leo Casal (BRA) – 1.500

7° Fernando Junior (BRA) – 1.355

8° Luan Hanada (BRA) – 1.175

9° Pedro Bianchini (BRA) – 1.160

10° Cauã Costa (BRA) – 1.120

Top-10 Sul-americano Pro Junior Feminino (quatro etapas):

1° Tainá Hinckel (BRA) – 3.560

2° Sol Aguirre (PER) – 2.265

3° Julia Duarte (BRA) – 2.200

4° Daniella Rosas (PER) – 1.870

5° Isabela Saldanha (BRA) – 1.630

6° Coco Cianciarulo (ARG) – 1.440

7° Maju Freitas (BRA) – 1.420

8° Lara Barrios (PER) – 1.115

9° Alessia Moro (PER) – 880

10° Bruna Carderelli (BRA) – 860