Uma oficina de “pão por Deus” será ofertada à comunidade nesta quinta-feira (27) em Florianópolis. A tradição açoriana é escrever mensagens positivas em papéis decorados, como se fosse um pedido. O curso será ministrado pela Mestra de Cultura Popular, Nerivalda Duarte.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Pão por Deus veio com os migrantes açorianos para Santa Catarina na época da colonização, no século 18. Ele chegou como literatura oral e depois virou um manuscrito com uma ou mais estrofes, quase sempre de quatro versos e com rima para fazer um pedido.

O costume era produzir mensagens para entregar a pessoas queridas. No início os versos não eram assinados e o costume era fazê-los nos dias 01 e 02 de novembro, geralmente por crianças pedindo guloseimas. 

Catarinense quebra recorde brasileiro de maior distância livre voando de paramotor

Continua depois da publicidade

A pessoa que recebe o Pão por Deus, deve retribuir com a resposta até o Natal, enviando um agrado a quem lhe fez o pedido. Segundo o costume, há uma certa obrigação em atender o pedido do artesanato sob pena de um castigo divino. 

A oficina gratuita acontece nesta quinta em dois horários: das 9h às 12h30min e das 14h às 16h. A responsável por ensinar a prática é a Mestra da Cultura Popular, Nerivalda Duarte, nascida em Florianópolis e também rendeira. O local será o Setor Administrativo do Mercado Público (em frente ao Camelódromo). 

Os interessados em participar da atividade deverão se inscrever pelo telefone (48) 3225-8464 no período da tarde. O material para confeccionar o Pão por Deus deve ser levao pelo participante, são recomendados papel A4, lápis de cor, canetinha colorida hidrográfica, tesoura e cola.