Joinville conta com uma programação cultural especial para este fim de semana. Organizada pela Amorabi (Associação dos Moradores do Bairro Itinga), a oficina “Meu Fanzine Minha Arte” vai ensinar o público a criar e a se expressar por meio do zine, um jeito de fazer arte que se popularizou nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O evento é gratuito e acontece nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), das 14h ás 18h na sede da Amorabi (R. dos Esportistas, 510). É possível se inscrever neste formulário; pessoas de todas idades podem participar. Também é recomendado levar revistas e outros materiais que possam ser recortados para compor os zines.
Evelyn de Jesus Jeronimo e Larissa Graper vão ministrar as aulas durante os dois dias e explicam que a oficina pretende mostrar como é o passo a passo para criar um zine. Segundo elas, não há uma forma exata, muitas são as maneiras de fazer um zine.
Esta é a segunda vez que a Amorabi abriga o curso de zines, e as professoras pretendem transformá-lo em uma prática comum do bairro, já que se trata de uma forma de comunicação.
Continua depois da publicidade
O que é um zine, afinal?
Talvez você não saiba o que é um fanzine. Esse meio artístico é, simplesmente, uma pequena revista que começou como uma forma de divulgar projetos maiores, mas que com o tempo se tornou seu próprio formato de criar.
Em 1970, os zines foram importantes para os movimentos de contracultura, principalmente a onda punk, servindo como forma de comunicação dentre a comunidade. Hoje em dia, no entanto, é comum encontrar zines sobre vários temas e criados por qualquer pessoa.
– O principal momento da zine é o ato de criar, onde as pessoas podem colocar em prática a sua liberdade artísticas. Fanzine é uma especie de livreto, pode ser feito a mão, principalmente com colagem ou digitalmente; fanzines também tem o intuito de comunicar com várias pessoas algum assunto especifico, – explica Evelyn
Leia mais:
Projeto social de Joinville quer transformar comunidade em galeria de arte ao ar livre
Continua depois da publicidade
Artista internacional abre temporada de exposições em Santa Catarina