Diferenciado, inteligente e com designer futuristico. Não são todas as oficinas que estão capacitadas para receber veículos como o Tesla Cybertruck, o carro de Elon Musk. Suas funcionalidades e estrutura são diferentes de automóveis convencionais. É por isso que a oficina E-zeni Car Service, de Jaraguá do Sul, presta serviços para todo o Brasil, sendo uma pioneira nesse atendimento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O técnico responsável da E-zeni, Mateus Cluzeni, conta que começou a prestar serviços no próprio modelo da Tesla: indo até a casa do cliente e fazendo a manutenção. 

Influenciadora de SC viraliza ao dirigir o Tesla Cybertruck, carro de Elon Musk

Veja mais fotos do Tesla Cybertruck

Continua depois da publicidade

— A E-zeni se tornou uma das referências porque quando a gente começou a fazer a manutenção desses veículos a gente prestava um serviço como a Tesla nos Estados Unidos, que vai até a casa do cliente e faz a manutenção. Antes de a E-zeni existir, eu já prestava esse serviço em Manaus, a gente foi várias vezes a Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. A gente agenda com um colega uma oficina e nesse período junta lá cinco, seis carros daquela região e presta manutenção a partir disso. E a gente começou a ter uma divulgação a nível nacional, hoje até nas mídias fora do Brasil — conta Mateus.

Hoje, a oficina atende veículos de luxo, importados, premium e, dependendo do caso, automóveis populares. O responsável técnico também conta que, hoje, a E-zeni recebe diretamente da montadora Tesla todas as peças, manuais e até login de acesso ao sistema, o que possibilita acessar todo o equipamento de diagnóstico para fazer todos os serviços necessários no veículo.

Como funciona a oficina

O modelo de serviço varia de acordo com a necessidade do cliente. Isso porque, quando o veículo precisa de manutenção comum, a equipe vai até o cliente, indo inclusive para outros estados do Brasil. Agora, quando o caso pede um atendimento corretivo, complexo e que demanda mais tempo e equipamentos, o trabalho é realizado na oficina, em Jaraguá do Sul.

— Porque a oficina é preparada, com equipamentos para veículos elétricos e híbridos. A gente tem [recebe] veículos de Alagoas, Recife, Belo Horizonte, Itapema, Paraná, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Blumenau, São Paulo e Rio de Janeiro. Então a gente atende todos os estados. […] A estrutura tem que ser um pouco diferenciada, elevadores, tem que ser pórticos para poder fazer manutenção em bateria, a questão de instalação elétrica, a gente já colocou placa solar, colocou os carregadores, o equipamento para diagnóstico em bateria, suspensão e freio — explica Mateus. Nestes casos, o melhor atendimento é direto na oficina.

Continua depois da publicidade

Segundo o responsável técnico, de forma geral, os serviços são semelhantes aos de veículo de combustão, mas a diferença está nos materiais e equipamentos para manutenção, as bancadas para baixar bateria, por exemplo. E, por isso, hoje a oficina jaraguaense é referência, pois se especializou em carros elétricos e híbridos.

Capacitação

Mateus conta que, no início, não havia muita informação sobre esse tipo de veículo. Ele começou a trabalhar com carros elétricos a partir de 2018 e, aos poucos, uniu prática e capacitação, melhorando o atendimento. 

— Tivemos oportunidades de em 2018 para 2019 pegar um primeiro veículo da marca Tesla. Não tínhamos informação, não tinha nada, era tudo muito novo. Assim como a tecnologia cresce a cada dia, esse veículo para 2018 e 2019 era muito tecnológico e sem informação, sem manual, sem acesso a montadora. A gente conseguiu recuperar três carros, chegou o primeiro e depois consequentemente chegou mais dois veículos nessa proporção. Conseguimos recuperar e começamos a ter mais demanda de veículos — lembra Mateus.

Hoje, a E-zeni possui uma parceria com a Touver Treinamentos, em Blumenau, um dos maiores centros de treinamentos de veículos elétricos e híbridos, inclusive baterias. 

Continua depois da publicidade

— E toda a equipe, sim, tem que buscar essa capacitação, normas, NR-10, que é o que a gente tem vigente de alta tensão no Brasil. Não só nisso, mas também nos manuais do veículo, estudar um pouco mais, buscar informação que, como é tudo muito novo, não é fácil — aponta Mateus.

Foi se capacitando e prestando um serviço de qualidade que a mecânica jaraguaense ficou conhecida, opina Mateus. Além da confiança e indicação dos próprios clientes, que conhecendo o trabalho da E-zeni, acabam indicando para outros proprietários de veículos, deixando a oficina mais conhecida.

Leia também

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Concurso público do Tribunal de Contas do Paraná tem salário de até R$ 22,4 mil

Dono dos hits “só hoje” e “amor maior”, Jota Quest faz show em Joinville; veja ingressos disponíveis