Uma oficina clandestina, que funcionava dentro de uma casa do bairro Areias, em São José, na Grande Florianópolis, foi interditada após verificar que estavam sendo instalados kits de GNV (Gás Natural Veicular) no local, sem a devida autorização e de forma irregular.

Continua depois da publicidade

A fiscalização começou na terça-feira (9), e contou com policiais civis da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO). Os trabalhos começaram com a verificação do funcionamento da oficina em São José que estaria atuando sem as licenças necessárias. Já havia denúncias sobre a irregularidade. A Deic obteve mandado judicial de busca e apreensão e autuou os responsáveis.

Segundo o delegado da Delegacia Fazendária da Deic, Pedro Mendes, a fiscalização também tem o objetivo de cumprir a legislação (código do consumidor) e evitar acidentes. O GNV é produto inflamável.

— Esta é a primeira ação de várias que iremos fazer contra esse tipo de mercado clandestino e que ainda trabalha com produtos perigosos e de risco às pessoas — alerta o delegado.

O presidente do IMETRO no Estado, Rudinei Luis Floriano, acompanhou a fiscalização. Segundo ele, a primeira frente dos trabalhos será nas instaladoras clandestinas onde há cilindros que podem trazer riscos à segurança das pessoas.

Continua depois da publicidade