Oficiais da Capitania dos Portos de Itajaí devem ir nesta terça-feira a Bombinhas para coletar mais informações sobre o acidente com um barco que causou a morte de um bombeiro na segunda-feira. A ideia é que a equipe tome depoimentos de testemunhas e tente localizar o proprietário da embarcação, assim como o piloto.

Continua depois da publicidade

O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, José Sávio Feres Rodrigues, explicou que a intenção da Marinha é apurar se o homem que pilotava o barco quando ele ficou desgovernado é ou não habilitado. Além de saber o que de fato pode ter causado o acidente. A Marinha tem 90 dias para concluir o inquérito.

– O que nós vamos preservar é a dor do pai da vítima e não vamos ouvi-lo neste momento – esclarece o comandante diante da suspeita de que ele é que prestava o serviço de banana boat na praia.

>>> Confira a entrevista do comandante para a rádio CBN Diário

Continua depois da publicidade

Por enquanto o que se sabe é que o dono da embarcação é uma mulher e que nesta temporada o barco não havia sido inspecionado. A Operação Verão da Marinha começou na região em 14 de dezembro do ano passado. De acordo com o comandante, de lá para cá foram fiscalizadas diversas embarcações em Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú.

Contudo, a embarcação que causou a morte de Tharllys Lourenço na segunda-feira, não estava operando durante a fiscalização, conforme a Marinha. Ela já havia sido autuada em 2012 por fazer manobras perigosas perto dos banhistas. Mas na ocasião a lancha não era do mesmo proprietário.

As principais irregularidades encontradas pela Marinha durante as fiscalizações desta temporada foram o condutor da embarcação não ter ou não portar habilitação, não estar com o seguro obrigatório pago, extrapolar o limite de pessoas no barco e trafegar a menos de 200 metros da costa, perto da área de banhistas.

Continua depois da publicidade

Tharllys Lourenço era bombeiro em Itajaí e morava em Bombinhas. O acidente ocorreu na praia de Mariscal quando ele tentava controlar a embarcação que conduzia o banana boat e estava desgovernada. O enterro está marcado para iniciar 18h no cemitério do Bairro Morrinhos, em Bombinhas.

Leitor registra acidente em Bombinhas