Quando se trata de ações de comunicação, uma das formas mais acertivas para atingir um público-alvo é o uso de recursos disponíveis em telefonia celular e na internet.
Continua depois da publicidade
De olho neste mercado, conhecido como marketing digital, Florianópolis foi escolhida para acolher dois eventos – em menos de uma semana – que discutem a otimização de ganhos e inovação nos negócios por meio das ferramentas digitais.
Um deles é o seminário gratuito da Goobec, empresa especializada no treinamento de ferramentas de publicidade do Google (Adwords), que ocorre hoje no hotel Plaza Baía Norte. A semana aquecida reflete o crescimento desta área no país e no Estado, além do aumento da demanda por profissionais qualificados.
A Hive, agência de Florianópolis, é um exemplo. Criada em 2002 e reformulada em 2005 para demandas 100% digitais, está expandindo a sua operação para Blumenau e Joinville.
Continua depois da publicidade
O mercado de trabalho, no entanto, não está acompanhando esta expansão, segundo um dos sócios da empresa, Luiz Mello. – É preciso ter conhecimento técnico, pois controlar as páginas sociais de uma empresa na internet é uma grande responsabilidade.
De acordo com João Dalla, diretor executivo da Goobec, até 40% dos interessados na qualificação do Google são profissionais de agências de publicidade.
Ele afirma ainda que a oferta de profissionais qualificados em marketing digital no Brasil ainda é muito baixa. Isto, conta ele, reflete na ocupação de cargos sêniores por jovens com pouca experiência profissional.
Continua depois da publicidade
Qualificações e habilidades desejáveis do profissional:
– Noções de marketing.
– Atualizado com as tendências de marketing online.
– Habilidade para trabalhar em equipe.
– Foco no resultado e clareza sobre o desejo do cliente.
– Gosto por tecnologia.
– Domínio de inglês.
– Afinidade com buscas na internet.
– Formação pró-ativa: buscar na internet softwares de monitoramento de redes sociais, além de realizar cursos e especialização formal. Uma indicação é a pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá, em São José.
– Conhecimento de ferramentas do Google com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como a Web Master Tools e de publicidade.