Quinta-feira, 21h, Anel Viário Norte, Rua Johan Peter Wagner, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

– Boa noite, senhor. Acenda as luzes internas, abra as portas e o porta-malas e saiam todos do carro.

A ordem do policial militar ao motorista de um Corsa prata é atendida prontamente. Os cinco ocupantes saem do veículo e a revista começa. Como nada é encontrado, o condutor é liberado. Neste ponto de Blumenau, ninguém passa sem ser revistado. Desde os mais jovens, que voltam do trabalho, aos mais velhos, que retornam do culto na igreja próxima.

Entrada para o Portal da Saxônia, no Bairro Ponta Aguda, a via foi escolhida pela Polícia Militar (PM) como um dos pontos a ser fiscalizado diariamente desde terça-feira. A linha de transporte coletivo 508 República Argentina, que passa por ali, é escoltada sempre que sobe até as proximidades da Rua Santa Fé, na localidade conhecida como Pedra do Amor.

Foi lá que segunda-feira iniciaram os atentados a ônibus que assustaram Blumenau nesta semana. Até esta sexta-feira, foram pelo menos 26 ataques em todo Estado. Como resposta, as polícias prenderam 43 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas. Diferente do restante de Santa Catarina, Blumenau conseguiu conter os atentados nas últimas três noites.

Continua depois da publicidade

O último registro ocorreu terça-feira, quando quatro homens tentaram sem sucesso incendiar um coletivo na Rua Araranguá, no Distrito do Garcia. Desde quarta-feira, o reforço na segurança estancou o problema na cidade.

Confira a versão completa na edição impressa do Santa deste fim de semana