Em 15 dias, o Oeste de Santa Catarina apresentou aumento de 35,4% no total de casos ativos de covid-19. O salto foi o maior entre as 6 grandes regiões do Estado. Apenas a Grande Florianópolis e o Planalto Norte tiveram redução no número de pessoas em tratamento contra a covid-19 no período. Com 4.880 pessoas nesta terça-feira, 18, o Oeste voltou a ser a região com mais pacientes em tratamento contra a covid-19 no Estado.
Continua depois da publicidade
> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC
Os cálculos são do Painel do Coronavírus, do NSC Total, com base nos dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde. O Oeste foi o epicentro do colapso no sistema de saúde de Santa Catarina entre fevereiro e março. A partir do dia 4 de março, registrou uma vigorosa e constante queda nos números, de quase 71%, que durou até 11 de abril. Saiu de um saldo de 11,3 mil ativos em março para 3,2 mil em abril.
A partir de então, a região estabilizou em torno de 3,5 mil casos ativos até 3 de maio, quando começou a registrar crescimento gradual novamente. No último dia 15 de maio, chegou a ultrapassar a marca de 5,1 mil ativos.
SC confirma novas 119 mortes por covid-19, maior número diário em mais de um mês
Continua depois da publicidade
Apenas a Grande Florianópolis e o Planalto Norte tiveram redução no total de casos ativos no período. O Vale do Itajaí teve alta de 12,18%, seguido por Serra (5,63%) e Sul (2,33%).
Nos últimos 15 dias, Santa Catarina teve aumento de 7% no total de casos ativos, chegando a 19.511 nesta terça-feira e com tendência de alta para a semana. Desde 5 de abril, o Estado oscila em torno de 20 mil pessoas nessa condição.
Há 45 dias o Estado vive um cenário de estagnação nos números da covid-19, com saldo de mortes, ocupação de UTIs e casos ativos ainda bem elevados em relação, até mesmo, aos dois primeiros picos da pandemia, vividos em agosto e dezembro.
Especialista alerta para nova onda da doença, caso contaminação não seja contida
Devido a essa estagnação em patamares elevados, a situação preocupa. Para Fabricio Menegon, professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a baixa cobertura vacinal no Estado e a ausência de novas medidas no controle da contaminação tendem a ser impulsionadores de um aumento nos números da pandemia nos próximos meses. Ele define o cenário como ideal para o vírus continuar circulando livremente.
Continua depois da publicidade
Ritmo da vacinação contra Covid-19 em SC é o menor dos últimos dois meses
Menegon destaca como exemplo justamente o aumento de casos ativos pelo Estado, principalmente nos municípios do Oeste, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Xanxerê, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Extremo Oeste.
– E, novamente, o Oeste, por onde a última onda começou, é o que tem o maior aumento de casos ativos – pontua o especialista.
Na última semana, municípios menores puxaram aumento de casos ativos em todas as regiões
O aumento de casos ativos no Oeste de SC tem sido puxado principalmente pelos municípios menores, com menos de 10 mil habitantes (veja detalhes por cidade no mapa abaixo).
Dos 118 municípios que compõem a região Oeste, 68 apresentam aumento no número de doentes em tratamento contra a covid-19 na última semana. Jupiá tinha apenas um caso há sete dias, mas somou 9 nesta terça-feira. Planalto Alegre tinha 5 doentes na semana passada, diante de 23 nesta semana. Em Salto Veloso, o valor mais do que triplicou, saindo de 20 casos ativos na semana passada para 62 nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Cidades como Calmon, Coronel Martins, Nova Itaberaba, Paraíso, Riqueza, São Domingos e São Miguel da Boa Vista não tinham pessoas em tratamento contra a covid-19 há 7 dias. Agora, registram até 5 moradores nessa condição.
Maior cidade da região, Chapecó está na contramão. Registrou redução no número de casos ativos nos últimos sete dias: 18% a menos do que na semana anterior. Até mesmo em números absolutos não é o primeiro da região no indicar. Eram 484 casos ativos na terça-feira, contra 491 de Concórdia, que teve aumento de 19% em sete dias.
Na região Serrana da Grande Florianópolis, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí, também são as menores cidades que têm apresentado aumento no número de casos ativos nos últimos sete dias.
Mais dados da pandemia por cidade estão disponíveis no Painel do Coronavírus.
Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos:
Painel do Coronavírus

coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h
Monitor da Vacina

calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas
> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC
Continua depois da publicidade