Liberadas para a volta às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (19), de acordo com o mapa de risco para coronavírus de Santa Catarina, as cidades de Chapecó e Xanxerê, no Oeste catarinense, mantiveram as atividades escolares no formato remoto. Ambos os municípios apareceram na última atualização em regiões classificadas com risco alto para covid-19, em amarelo no mapa, mas ainda ajustam os protocolos de retomada a serem adotados por cada escola. 

Continua depois da publicidade

> Entenda o que está liberado e proibido em cada região de SC conforme o mapa de risco de coronavírus

Mais populosa na região Oeste de SC, a cidade de Chapecó não tem nem previsão para retorno das aulas na rede municipal, por enquanto. Segundo a prefeitura da cidade, o plano de retomada passa a ser elaborados somente após o dia 20 de outubro, levando em consideração toda a estrutura necessária para receber os estudantes. 

Até lá, representantes das áreas de saúde e educação do município integram um grupo de formação, que se prepara para dar suporte na construção do plano de retorno às escolas em todas as redes de ensino local, o que inclui as unidades do Estado. 

Somente na rede municipal, informou a prefeitura, há 20 mil alunos matriculados. Nem todos, no entanto, voltam para as salas de aula. Já na rede estadual, a previsão é de que 340 alunos voltem às atividades presenciais, segundo previsão a Secretaria de Estado de Educação (SED). 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias da sua cidade por WhatsApp? Inscreva-se aqui

> Escolas devem ter plano de contingência para retorno de aulas presenciais em SC

Data prevista para Xanxerê

A cidade de Xanxerê já tem data prevista para dar início às atividades presenciais, porém, somente na segunda quinzena de novembro. De acordo com informações da prefeitura, as aulas voltam primeiro para o 9º ano do ensino fundamental, no dia 17 de novembro. Na sequência, retorna à escola os alunos de 8º ano do ensino fundamental, no dia 24, do 7º ano no dia 1º de dezembro e do 6º ano, no dia 8 de dezembro.

> SC libera volta às aulas presenciais em escolas públicas e privadas; veja regras

Na rede estadual, ainda não há definição de data na cidade, mas a previsão é de que 91 alunos voltam às escolas.

Cidades liberadas para o retorno das aulas em SC

Alto Vale do Itajaí: Ibirama, Ituporanga, Taió e Rio do Sul.

Médio Vale do Itajaí: Blumenau, Brusque e Timbó.

Oeste: Chapecó, Maravilha, Palmitos e Seara.

Xanxerê: Xanxerê e São Lourenço do Oeste.