A aproximação da temporada de verão 2022/2023 já movimenta o setor do turismo catarinense, que é diretamente impactado pela chegada de pessoas vindas de outras regiões do Brasil e também do Exterior. Os hotéis de Santa Catarina devem superar 80% de ocupação e 50% dos empresários de bares e restaurantes devem aumentar o número de colaboradores até o fim deste ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC), Rogério Bachi, a alta demanda por hospedagens no Estado tem relação com a demanda reprimida nos anos anteriores, causada pela pandemia de Covid-19.
— Toda a rede hoteleira vive uma ótima expectativa para a temporada de verão, visto que existe uma demanda reprimida do turismo. Há um grande percentual de reservas já realizado para o período — afirma.
De acordo com Bachi, o setor de hotéis já registrou bom movimento no mês de outubro e a expectativa é que esse número cresça ainda mais até dezembro.
Continua depois da publicidade
— A expectativa [de ocupação] em novembro é de 70% e, de dezembro em diante, é acima de 80%. Acredita-se que quem deixar para última hora pode não encontrar hospedagem, pois Santa Catarina tem uma das melhores estruturas de turismo e opções variadas para todos os gostos — destaca o conselheiro da ABIH-SC.
Balneário Camboriú vira queridinha dos super-ricos do agro
Contratação temporária em bares e restaurantes
Além da projeção de aumento no movimento dos hotéis, os bares e restaurantes também esperam crescimento da demanda e planejam contratar novos funcionários.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC (Abrasel/SC), 50% dos empresários do segmento gastronômico devem aumentar o número de colaboradores até o fim de 2022, 43% têm a expectativa de manter a equipe atual e 7% preveem demissões.
Leia também
“Degrau” gigante surge em praia alargada; veja fotos e vídeo
Continua depois da publicidade
Cão que fugiu em aeroporto voa para SC em poltrona só para ele