“Senhores, a programação do Paradigma Cine Arte tem saído errada na agenda de cinema do Diário Catarinense. Já aconteceu outras vezes, mas não reclamei e não registrei as datas. Ontem, fui até lá confiando na programação publicada por este jornal, mas os horários eram outros. A programação de hoje também está errada. No site do Paradigma, os horários estão corretos. Peço a gentileza de verificar. Atenciosamente, Alberto Dias.”

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A uma semana apenas do show de Paul McCartney em Florianópolis e bem no dia de abertura do Donna Fashion DC Iguatemi, a editora Romí de Liz percebeu a urgência do e-mail quando ele brilhou nas telas dos monitores da Redação, enviado pela equipe de call center. A mensagem do leitor Alberto Dias exigia um posicionamento urgente: uma avaliação imediata da queixa e a correção mais instantânea ainda das informações.

Romí teve que, temporariamente, colocar os dois outros megaeventos de sua área de lado (a cobertura do show e a dos desfiles estão, ambas, sob o guarda-chuva de sua editoria, a de Variedades). Conversou com os produtores da grade de cinema, se inteirou do erro e certificou-se de que o equívoco já estava consertado. Mas isso não era tudo. O Diário Catarinense devia um pedido de desculpas ao leitor, sabia Romí. E assim foi feito.

Seu Alberto, estupefato com o telefonema, não esperava o retorno de sua queixa e ainda mais com tamanha celeridade, disse ele à jornalista. E explicou sua surpresa:

– Normalmente, as redações não respondem, pois sequer reconhecem seus erros.

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Feito o pedido de desculpas, se declarou muito agradecido e reconhecido.

O problema específico do leitor

Alberto Dias – paulista, aposentado dos Correios, torcedor do Palmeiras em SP e simpatizante da Chapecoense em SC, fã de cinema europeu e gamado por Florianópolis, onde vive desde os anos 1980 -, parecia já um problema do passado. Mas o problema do jornal, não. E é isso o que quero informar aos leitores, mais uma vez. Uma reunião no dia seguinte selou um novo pacto de ajuste dos processos das grades de programação de TV e cinema do DC. O objetivo não era buscar culpados, mas tentar evitar a repetição de equívocos que prejudicam os Albertos, milhares de leitores e estabelecimentos, como o Paradigma Cine Arte.

Uma das mais justas reclamações de um cliente é esta, a de ir a um local confiando em seu jornal e se deparar com desinformação. O pedido de desculpas, nessa hora, somente ameniza desconfortos, mas não repara prejuízos pessoais, profissionais e de imagem. O objetivo de eu tratar desse assunto neste Diário da Redação é ratificar que nos sentimos obstinados em aperfeiçoar processos para assegurar a confiabilidade das informações publicadas, seja no site ou no impresso, embora sabedores de que erro zero em um jornal diário ainda é uma missão impossível.

O mais importante, porém, é que o Diário Catarinense, seguindo à risca os conceitos editoriais do Grupo RBS, não esconde seus erros sob o tapete. Para tanto, conto com a colaboração diária de uma equipe valorosa – e a compreensão de leitores como Alberto Dias.

Observações e queixas de leitores como Alberto Dias ajudam a melhorar o DC.

(48) 3216-3501