Os motoristas que passam pela Avenida Coronel Procópio Gomes, em Joinville, já vêm percebendo algumas obras da Secretaria de Infraestrutura nas últimas semanas, como alargamento nos cruzamentos e poda de árvores no canteiro central. As modificações fazem parte da implementação do binário entre e a Avenida e a Rua Urussanga para desafogar o trânsito entre a Zona Sul e a região central da cidade.
Continua depois da publicidade
Prevista para ser concluída até o final de agosto, a primeira etapa deve ser entregue até junho e já iniciou com intervenções na esquina com a Rua Abdon Batista, seguindo nesta semana com alargamento da via também no cruzamento com a Rua Plácido Olímpio de Oliveira.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Na última semana, a Seinfra trabalhou no corte de canteiros e na estruturação do trecho próximo ao Mercado Público Municipal. Na quinta-feira (2), as equipes da prefeitura devem iniciar uma frente de obras no cruzamento da Procópio Gomes com a Plácido Olímpio de Oliveira. Neste ponto, também haverá alargamento de pista. As obras estão programadas para iniciar após as 8h30min, quando reduz a circulação de veículos no local. Nos últimos dias, a prefeitura efetuou o levantamento topográfico na região da interseção da rua Florianópolis com a Coronel Procópio Gomes.
Como ficará o trânsito após mudanças
Até o fim de junho, as quatro faixas devem ganhar sentido único até o cruzamento com a Rua Plácido Olímpio de Oliveira, com a intenção de desafogar parte do trânsito para as ruas do bairro Bucarein e acesso ao bairro Guanabara. Já na segunda etapa, com prazo de conclusão para o fim de agosto, toda a extensão da Avenida será no sentido às ruas Florianópolis e Piauí. Uma faixa exclusiva para ônibus está prevista no projeto da prefeitura, alterando os pontos de embarque e desembarque para o canteiro central.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê que até o fim de agosto todas as alterações sejam concluídas, incluindo a instalação de semáforos e toda a sinalização horizontal e vertical. O motorista que acessar a Procópio Gomes na região próxima ao Mercado Público Municipal, seja pela Av. Dr. Paulo Medeiros (continuação da Beira-Rio) ou pela Rua Abdon Batista, poderá escolher uma entre três faixas no sentido à Zona Sul, já que uma via será de exclusividade aos ônibus. A primeira faixa da esquerda servirá, principalmente, para acessar os bairros Bucarein e Guanabara, já que é por ela que o motorista entrará em ruas como Plácido Olímpio de Oliveira (já na primeira etapa) e Inácio Bastos (após conclusão). Nela, o motorista também poderá seguir para a Rua Florianópolis.
Veja imagens do andamento das obras
A segunda faixa à esquerda do canteiro será o corredor de ônibus, que ganhará a instalação de novos pontos de parada ao longo da via. Já as duas faixas à direita do canteiro serão de prioridade para conversões em direção à Rua São Paulo, em especial na Rua Piauí ao final da avenida, conectando com o início da Rua Santa Catarina e servindo de escape aos motoristas que têm como destino o bairro Floresta.
Uma abertura no canteiro ao final da Procópio Gomes também permitirá que os motoristas que trafegam pelas faixas da direita acessem a Rua Florianópolis, quase em frente ao posto de combustível ao final da Avenida. Em contrapartida, quem vem pela Rua Florianópolis, em direção ao Centro, deverá obrigatoriamente acessar a Rua Urussanga, que receberá nova pavimentação e também ganhará sentido único ao Centro, em duas pistas, até a Rua Santos, após a Escola Sesi de Referência.
Continua depois da publicidade
A Rua Urussanga, entre as ruas Santos e Piauí, também terá uma faixa destinada ao transporte coletivo. Outra melhoria será a implantação de novos abrigos para passageiros ao longo do trecho. Além disso, as alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento. A primeira fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé e a segunda entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar.
Por enquanto, o trânsito permanece como está. Posteriormente, a prefeitura vai anunciar as alterações em cruzamentos e linhas do transporte coletivo. O investimento para a obra de infraestrutura e sinalização será de aproximadamente R$ 11,7 milhões.
Leia também
JEC/Krona vence e recupera a liderança da Liga Nacional de Futsal
Vereadores de Joinville querem abrir CPI para investigar reagente vencido em hospital
Fotógrafo de SC que acompanhou vida de Ayrton Senna revela última conversa antes do acidente