Prestadores de serviços ganham com a ampliação da BR-101, rodovia que cruza o Estado com movimento de mais de 50 mil carros por dia, e investem para ampliar suas instalações e assim atender melhor aos motoristas e turistas.

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Para quem depende economicamente dos clientes que transitam pela BR-101, a mais movimentada rodovia de Santa Catarina, a conclusão das obras que duplicam as pistas nos dois sentidos também representa o dobro de oportunidades de negócios.

A construção da segunda pista em cada sentido no trecho de Palhoça até Osório (RS) começou em 2005 e a previsão é de que esteja totalmente pronta em três anos, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em Tubarão, um dos trechos onde as obras complementares, como a construção de marginais e a sinalização de todo o trecho, foram concluídas há menos de dois anos, a estrutura atrai empresas dos mais variados segmentos, principalmente na oferta de serviços.

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Quando a concessionária Mercosul, da montadora Toyota, abriu as portas, em janeiro de 2010, a marginal não passava de um caminho de estrada, descreve Fernando Genovez, gerente da empresa. Segundo ele, a escolha do local para instalar a concessionária, às margens da BR-101, em Tubarão, foi feita antes que a rodovia estivesse duplicada.

– Instalamos a empresa exatamente neste ponto para atender ao público passante da rodovia, que hoje é de aproximadamente 50 mil carros por dia. Temos uma estrutura de oficina que atende a 400 clientes mensalmente. Para podermos crescer mais, precisamos ter estrutura, e isso começa pela estrada, no nosso caso. Agora falta ainda termos o aeroporto de Jaguaruna funcionando – destaca.

Estrutura completa para os clientes

Um dos destaques da concessionária está na estrutura para os motoristas que estão em passagem pela BR-101. Ao lado da oficina, há um quarto de hotel para receber clientes que precisem pernoitar enquanto o carro está na oficina. Genovez revela que o investimento total foi de R$ 14 milhões.

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O comércio, sobretudo as compras por atacado em pontos de venda às margens da rodovia, também se consolida como uma importante mola para a economia do Sul catarinense. O Atacado Japonês, que fica no Km 435 da BR-101, em Sombrio, está ampliando a estrutura com a construção de um novo prédio, distante 16 quilômetros ao Sul.

O planejamento da empresa, uma das cinco atacadistas de moda no Sul do Estado, é crescer 12% neste ano, ainda antes da abertura do novo ponto, o que está previsto para ocorrer em agosto de 2013. A decisão por um novo ponto e uma estrutura maior, assim como a localização, se deve ao público consumidor, pontua o administrador do complexo, Fernando Figueiredo.

– Cerca de 85% dos nossos clientes vêm do Rio Grande do Sul, seguidos de Santa Catarina, com 12%, e do Paraná, com 3% de participação. Para atender melhor aos mais de 8 mil clientes mensais, em média, estamos investindo R$ 10 milhões na construção de um novo shopping atacadista, que deve acrescentar no total de compradores entre 20% e 30% ao ano – estima Figueiredo.

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A estrutura onde hoje fica o Atacado Japonês será repassada ao segmento de varejo, que receberá novos investimentos para também se tornar um centro de vendas ainda maior para quem viaja pela BR-101.