A prefeitura de Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai repensar o orçamento do edital para alargar a faixa de areia da praia após nenhuma empresa demonstrar interesse em fazer o serviço na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior, o município ainda não sabe os motivos para o desinteresse das empresas no edital, já que, segundo ele, o projeto foi orçado com base no Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), referência nacional de preços públicos.
Além disso, o secretário pontua que o projeto foi adequado de acordo com parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o mesmo feito em outras obras já licitadas na cidade.
Orli analisa que o mercado de dragagem marítima é restrito, com poucas empresas no Brasil, o que pode ter influenciado na situação.
Continua depois da publicidade
— Pode ser um dos fatores que dificultam a participação, ter que trazer equipamentos de fora do país — reflete.
Veja fotos da praia de Piçarras
Agora, a prefeitura de Piçarras diz que vai estudar os orçamentos, o preço de mercado e entender de maneira mais profunda o que causou os entraves no processo.
Conforme publicou Dagmara Spautz, colunista do NSC Total, essa é a quarta vez que passará pelo processo de engordamento da praia. Ao longo das últimas décadas foram pelo menos três aterros, completos ou parciais – o primeiro deles em 1998, e o último em 2012. A falta de manutenção e de estruturas de suporte e contenção fizeram com que o mar voltasse a engolir a faixa de areia em alguns trechos.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a praia tem dois molhes que ajudarão a conter a erosão. É entre as duas estruturas, do Molhe Joaquim Pires, na barra do Rio Piçarras, até o Molhe da Avenida Getúlio Vargas, em frente à praça das Baleias, que será feito o alargamento.
O projeto prevê que sejam depositados 383 metros cúbicos de areia. O investimento é de R$ 10,3 milhões, que virão do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra). O prazo de execução é de cinco meses. Se a licitação for concluída a tempo, a praia ficará pronta para a próxima temporada de verão.
Leia também
Cruzeiro de luxo internacional vai atracar em São Francisco do Sul; veja fotos
Advogada faz denúncia após ter tamanho da saia medido para entrar no presídio de Joinville
Vigilância Sanitária notifica empresa por problemas na alimentação na UPA Sul em Joinville