As obras de drenagem da rua Maceió, previstas para começar na manhã desta quarta-feira (8), foram adiadas para quinta-feira (9) em Joinville. A transferência aconteceu por causa da chuva, que impossibilitou o início da intervenção. Agora, a interdição total da via fica para o dia seguinte, caso não chova novamente.

Continua depois da publicidade

Mesmo que as obras não comecem nesta quarta-feira, por volta das 10 horas haverá a interdição temporária da rua Maceió para o descarregamento da máquina retroescavadeira. Também serão levados alguns tubos para o local. O Departamento de Trânsito (Detrans) vai dar apoio.

A drenagem na rua Maceió prepara o local para receber a requalificação asfáltica. Ela faz parte das obras de requalificação do Eixo Prudente de Moraes, que compreende ainda as ruas Guilherme e Prudente de Moraes.

Com a interdição prevista para quinta-feira, os acessos até a rua Dona Francisca e avenida Marcos Welmuth (conhecida como Beira-rio) serão bloqueados. Durante as obras, será permitido apenas o tráfego local, com acesso pela rua Dona Francisca (atualmente, o tráfego neste sentido não é permitido).

O bloqueio total vai acontecer porque a drenagem será realizada dos dois lados da rua e não permitirá a passagem de trânsito pelo local das obras. Uma rota alternativa para quem precisa acessar a avenida Marcos Welmuth ou a rua Dona Francisca é pela rua João Pessoa. Segundo a Prefeitura, as obras devem durar até 15 dias, de acordo com as condições do tempo.

Continua depois da publicidade

As obras de asfaltamento e requalificação do Eixo Prudente de Moraes vão beneficiar as ruas Presidente Prudente de Moraes, Guilherme e Maceió, com asfaltamento e requalificação asfáltica.

Com prazo de oito meses para a conclusão das obras, a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Eireli é a responsável pela execução das obras do contrato número 591/2019. Serão 2.235,70 metros de extensão de ruas que receberão melhorias, sob o custo de R$ 4.657.609,36.

Veja as etapas da obra e as alternativas do trânsito

Limpeza na rede de drenagem da rua Guilherme

Outra frente de trabalho atua na limpeza da rede de drenagem da rua Guilherme, no Costa e Silva, com o uso do hidrojato. A limpeza, realizada pela subprefeitura Centro-Norte, prepara a via para a adição da capa asfáltica. A previsão é de que a limpeza seja finalizada até o fim desta semana, iniciando a adição da capa asfáltica dentro de dez dias. Durante o asfaltamento, o trecho ficará em meia pista.

Obras na rua Prudente de Moraes ficam para fevereiro

A rua Prudente de Moraes vai receber novo pavimento, com camada de asfalto sobre os paralelepípedos, e também a ampliação da rede de drenagem da rua. Segundo a Prefeitura, as obras estão previstas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro.

Continua depois da publicidade

A requalificação da via localizada entre os bairros Santo Antônio e Costa e Silva foi anunciada em 2017 e 2018, a ser realizada com recursos do governo do Estado. Mas o dinheiro não foi liberado e, em 2019, o Estado informou que não tinha recursos para investir em uma via municipal. Por isso, a alternativa da Prefeitura foi usar um financiamento com o Banco do Brasil.