Os apaixonados pelo universo da leitura já estão em contagem regressiva para a conclusão das obras na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, no Centro de Joinville. A previsão é que a reforma – que contou com reconstrução da cobertura e forro, piso de taco, restauração dos banheiros, implantação de acessibilidade, pintura interna e externa, rede elétrica e lógica – seja finalizada em 27 de setembro.

Continua depois da publicidade

A mudança do endereço atual – onde funcionava o complexo gastronômico Piazza Itália, na rua Anita Garibaldi – para o prédio original na praça Lauro Müller deve ocorrer até 30 dias após a entrega do edifício, de acordo com a engenheira Rosane Mebs, responsável pelas obras.

Segundo ela, ainda faltam a conclusão da pintura do piso de taco, pintura interna e externa, impermeabilização de marquises e término das instalações elétricas. No total, mais de R$ 740 mil foram investidos na reforma.

Conforme a coordenadora da biblioteca, Juciana Bittencourt da Silva, ainda não foi definido como se dará o processo de mudança. Ela defende que o ideal seja transportar acervo e mobília por setores. Assim, a biblioteca funcionaria nos dois endereços durante algum tempo, sem que o atendimento ao público fosse prejudicado.

Continua depois da publicidade

Mensalmente, cerca de 2.400 materiais são emprestados. Dos quase 26 mil associados, no entanto, pouco mais de 5 mil frequentam a biblioteca regularmente.

Para atrair mais usuários, o espaço conta com iniciativas como o projeto Garrafa da Leitura, no qual, uma vez por mês, a biblioteca recebe turmas de alunos da rede municipal de ensino para visitação. Aos sábados, das 10 horas ao meio-dia, também funciona uma mostra de contação de história com a participação de muitas crianças.

Para contribuir ainda mais com o aumento no número de associados, a ideia é que o prédio reformado receba uma decoração moderna e confortável, e que, futuramente, haja a readequação do espaço para comportar também um auditório.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o acervo total chega perto dos 48 mil exemplares. A procura maior é por livros infanto-juvenis e literatura – tanto nacional quanto estrangeira. O local oferece, ainda, consulta a enciclopédias, livros em Braile, dicionários, audiolivros, jornais e revistas.

Todavia, como a área no Centro é menor do que a localização atual da biblioteca (são 750m² na biblioteca oficial e 1,7 mil m² nas instalações temporárias), é provável que parte do material bibliográfico seja doado a outras instituições, enviado à reserva técnica ou encaminhado à reciclagem conforme seu estado de conservação.

Esse trabalho de descarte é amparado na Lei nº 10.753 de 30 de outubro de 2003 e procura garantir que o acervo esteja sempre atualizado. A necessidade de executar ou não o descarte será avaliada durante a mudança.

Continua depois da publicidade