A 200 dias do início dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, a capital grega está se arrumando rapidamente para o evento. Por toda parte, empreiteiras lutam para entregar os trabalhos de reparos nas ruas e sinalização urbana, necessários para revitalizar a cidade.

Continua depois da publicidade

Entre os projetos, estão um novo sistema de metrô – uma linha de 32 quilômetros de trens que ligam o centro ao subúrbio e também ao novo aeroporto – e os 24 quilômetros do sistema de bondes, que abrirá o centro de Atenas para o mar. Ruas e avenidas estão esburacadas para serem repavimentadas, ruas engarrafadas ganham novas zonas de pedestres e cercas de arame circundam velhas construções, que ganham sua primeira reforma em décadas.

– Paciência! Esses próximos três ou quatro meses serão difíceis, mas depois disso Atenas terá uma nova cara e ficará bem melhor – afirmou o prefeito da cidade, Theodoros Skylakakis. – A Olimpíada é uma boa oportunidade para se fazer coisas que deveriam ter sido feitas há anos. Tudo será concluído, nos mínimos detalhes, antes do verão.

Apesar das garantias, o Comitê Olímpico Internacional (COI), que já ameaçou retirar os Jogos Olímpicos de Atenas devido à demora nas obras, ainda está apreensivo.

– Não podemos nos descuidar nem um pouco, há muito o que fazer ainda – afirmou Denis Oswald, membro do COI a cargo do evento, depois da última inspeção que fez à cidade, três dias atrás.

Continua depois da publicidade

As informações são da Agência Reuters.