Falta pouco para os 35 moradores do Cantinho dos Idosos, em Ratones, receberem a obra pronta do novo aterro hidrossanitário construído no local, e é com orgulho e satisfação que os estudantes de administração da Udesc comemoram o fim de um semestre de muito trabalho. Por meio do Projeto Tempo de Viver os alunos correram atrás, promoveram eventos, buscaram parceiros e patrocinadores e conseguiram arrecadar R$ 97 mil para realizar melhorias urgentes no asilo, que corria o risco de fechar as portas.

Continua depois da publicidade

>>Estudantes de administração fazem projeto para melhorar sistema de esgoto em asilo

A secretária do Cantinho, Graciela Nunes, chega a se emocionar quando olha para o pátio:

– Eu digo que cada um deu um tijolinho, mas se não fosse a atitude dos estudantes não conseguiríamos fazer uma obra assim tão grande. Já demos entrada na papelada e logo teremos o alvará sanitário – comemora.

Continua depois da publicidade

Com o alvará em mãos, a nova ala – que já está pronta há dois anos mas permanecia fechada – poderá finalmente abrir as portas e receber ainda mais idosos. Graciela conta que já são 80 na fila de espera. O eletricista Fernando Nogueira, da empresa Cosatel, é um dos voluntários. Na tarde de terça-feira ele trabalhava fazendo os últimos ajustes para o sistema funcionar perfeitamente. Ele diz que não viu problema em realizar a parte dele sem cobrar nada, e se sente bem em saber que está ajudando.

Tempo de viver e aprender na prática

O projeto Tempo de Viver faz parte da disciplina de gerenciamento de projetos, ministrada pelo professor Leandro Costa Schmitz, da Udesc. Cada semestre os alunos precisam criar um projeto voluntário e aplicá-lo. No caso do Tempo de Viver, o objetivo inicial era arrecadar 152 mil para viabilizar a obra, mas o gerente geral do projeto, André Noronha, explica que a empresa que está executando a obra – Construtora Fonseca e Oliveira – praticamente abriu mão dos lucros, e conseguiram executar o projeto original:

– Durante 90 dias conseguimos captar os recursos, e mesmo com o fim do semestre estamos acompanhando a execução da obra, e pela informação que tivemos deve ser entregue no próximo fim de semana – contou.

Continua depois da publicidade