Tudo é macro quando se trata da ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Uma megaestrutura foi montada para a obra, que começou nos últimos meses de 2012 e avança para reta final: maio de 2015.
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A cidade aguarda com expectativa a liberação da estrutura que promete mudar a realidade do turismo local. Motoristas também serão beneficiados – a maior travessia da duplicação da BR-101 Sul – tende a desafogar um dos trechos mais congestionados da rodovia segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
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A ponte de 2.817 metros rapidamente vai surgindo cortando o horizonte sobre o Canal de Laranjeiras. Enquanto moradores observam a construção da gigante do sul, cresce a expectativa quanto ao término das obras e da liberação da maior ponte estaiada do Brasil. Máquinas também trabalham nos acessos que farão a ligação com a ponte. Segundo o DNIT, a estimativa é que pavimentação, sinalização e acabamentos sejam finalizados até o fim do ano, mas o prazo previsto em contrato é de maio de 2015.
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Em relação aos acessos locais à cidade de Laguna, o prefeito Everaldo dos Santos garante que as obras de duplicação até a cabeceira da ponte, tanto do lado norte como do sul, estarão prontas até novembro deste ano. A estrada que liga a comunidade de Barbacena à Laguna pela lateral da ponte está com 30% da obra executada.
De acordo com a prefeitura, serão 6.895 metros quadrados de pavimentação com lajotas que devem ser entregues em até 90 dias.
Apesar da previsão de que até dezembro as obras do entorno sejam encerradas, a falta de iluminação não permitirá que a liberação para o tráfego na estrutura ocorra antes de maio de 2015.
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O prefeito se mostra otimista quanto a conclusão e entrega da obra. Ele lembra que a cidade vive do turismo e sempre é prejudicada pelo gargalo e as filas que se formam na BR-101, principalmente entre os Km 308 e 315. A inauguração da ponte, além de resolver o problema do fluxo na região, vai atrair turistas e empresários.
– Nossa ideia é que Laguna seja a cidade polo do turismo no Sul de Santa Catarina – afirma.
:::: Pagamento da conta de luz em discussão
Uma das escolhas pela construção do trecho estaiado na ponte Anita Garibaldi foi pelo visual que proporcionará. Mas para que a ponte seja atrativa tanto à noite como durante o dia, ela precisará estar iluminada. A autoria de quem pagará a conta ainda é uma discussão em aberto.
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O prefeito de Laguna disse que a prefeitura não tem condições de assumir esta conta e deve entrar em contato com o Ministro dos Transportes e DNIT para buscar uma solução.
– É uma rodovia federal e não podemos pagar esta despesa. Ou o DNIT faz um convênio com a Celesc ou tem que ressarcir o município – diz o prefeito.
Uma licitação vai escolher a empresa responsável pela instalação dos postes de iluminação. Já o fornecimento de energia elétrica está sendo debatido quanto à utilização da rede pública vinculada ao município de Laguna ou através de sistema de geração independente (eólica e solar).
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