Tão esperadas pelos municípios da microrregião, as obras estabelecidas no Contrato de Restauração e Manutenção 2 (Crema 2) da BR-280 devem começar somente daqui a dois meses. A informação é do supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o engenheiro Antonio Carlo Gruner Bessa, que esteve na quinta-feira em Jaraguá do Sul.

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Ele participou de uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir as possibilidades de investimento ao longo da rodovia, no trecho que corta Guaramirim, Jaraguá do Sul e Corupá.

Organizado pela Comissão Especial da BR-280, formada por vereadores, o encontro teve duração de duas horas. Neste tempo, o supervisor mais ouviu do que falou. Uma lista com dez principais reivindicações foi entregue a Bessa.

Representantes de bairros e lideranças da Prefeitura de Jaraguá e de Schroeder participaram da reunião e da rodada de questionamentos.

Segundo Bessa, o prazo de conclusão do Crema 2 é de cinco anos. Deste período, dois anos serão dedicados à realização de obras e outros três anos serão destinados à manutenção. O vereador Pedro Garcia (PMDB), que preside a comissão, deve fazer ponte entre municípios e DNIT para projetos que demandam parceria.

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Confira o que sai e o que não sai pelo Crema 2

Pedido

Construção de uma marginal na BR-280, nas proximidades da Universidade

Católica de Jaraguá do Sul.

Encaminhamento: obra não está prevista no Crema 2. A sugestão é firmar parceria entre Prefeitura e DNIT. Segundo o engenheiro Antonio Bessa,

o processo é bastante burocrático e só será permitido após consulta ao DNIT,

em Florianópolis. De acordo com o diretor de trânsito da Prefeitura, Rogério Kumlehn, um projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo para construção da marginal, entre a Católica e o Posto Marcolla.

Pedido

Implantar marginal no quilômetro 74 da rodovia, onde estão sendo construídos condomínios habitacionais, no bairro Nereu Ramos, para acolher cerca de 300 famílias.

Futuramente, a Prefeitura quer instalar centro de educação infantil, posto de

saúde e área de lazer no local.

Encaminhamento: obra não contemplada pelo Crema 2. Existe a possibilidade de firmar parceria entre Prefeitura e DNIT, segundo Bessa.

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Pedido

Rotatória na BR-280, no quilômetro 74 com entrada para a rua Pioneira Julio Tissi, bairro Nereu Ramos, e Estrada Paulo Voltolini, bairro Ribeirão Cavalo.

Encaminhamento: era para ter sido iniciada em março deste ano. Obra, prometida há uma década, deve começar em agosto.

Pedido

Resolver problema de erosão no quilômetro 75, da BR-280, no bairro Ribeirão Cavalo.

Encaminhamento: três bueiros com tamanho de dois metros de altura e dois de largura serão colocados para dobrar a capacidade evasão da água do ribeirão.

Pedido

Duplicação da BR-280.

Encaminhamento: está sendo elaborado um projeto ambiental definitivo que deve ser concluído até o fim de junho e, então, enviado para avaliação do Ibama.

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Pedido

Tachões na BR 280, do quilômetro 73 até a Metalúrgica Hame.

Encaminhamento: será feito estudo técnico para apontar onde podem ser implantados os tachões, assim como outras sinalizações.

Pedido

Continuar iluminação pública na BR-280, quilômetro 74, até o Condomínio

Dante Minel ou Crematório.

Encaminhamento: não tem previsão orçamentária para executar o pleito. A sugestão é que seja estudada possibilidade de parceria entre Prefeitura, DNIT ou Celesc. O vereador Pedro Garcia conversou com a empresa Serrana sobre a possibilidade

de elaborar projeto e apresentá-lo ao governo municipal.