As obras do Contorno Viário de Florianópolis entrarão em uma nova etapa a partir desta segunda-feira (25). Isto porque a Arteris Litoral Sul iniciará o “vazamento” da pista norte do túnel 1, em Palhoça. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Por conta disso, uma detonação nesta segunda irá marcar o encontro de duas frentes de trabalho. Além de representates da concessionária, membros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também participaração do ato. 

Conforme a Arteris, o túnel 1 é o maior do Contorno, com 970 metros de extensão em cada pista. A altura varia de 10 a 12 metros, por 15 metros de largura. Ele terá duas faixas, além de acostamento e rotas para pedestres. 

O túnel também irá ajudar no avanço das obras, segundo a concessionária, já que é por ele que máquinas e equipamentos utilizados para o trabalho poderão trafegar. 

Continua depois da publicidade

Inicialmente previsto para ser entregue em 2012, o Contorno Viário da Grande Florianópolis promete desafogar o trânsito na região da BR-101 que dá acesso à capital de Santa Catarina, ao oferecer uma rota alternativa para o transporte de cargas que corta o litoral do Estado.

No ano passado, em visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao canteiro de obras, a Arteris anunciou a finalização da megaobra para dezembro de 2023.

Leia também:

Contorno viário da Grande Florianópolis encontra luz no fim do túnel

Celular é responsável por um acidente a cada três dias em rodovias federais

Oktoberfest Blumenau 2022 considera duas opções de local para o parque de diversões