A obra do contorno ferroviário prevê a retirada dos trilhos das áreas urbanas de Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Joinville, criando uma nova linha férrea por áreas rurais da região. É uma das obras mais caras da região. Prevê gastos perto dos R$ 100 milhões.

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Veja como está o andamento de outras nove obras prometidas para a região.

Primeira promessa

A reivindicação é antiga. A retirada dos trens dos centros das cidades tem sido um pedido constante dos prefeitos, empresários e motoristas desde a década de 1990, antes de a ALL assumir a concessão das ferrovias e do transporte de cargas sobre os trilhos.

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Em 2002, Jaraguá saiu na frente, com um projeto técnico. Mas uma das primeiras promessas concretas apareceu em 2008, quando toda a complexa obra foi incluída no PAC, ainda ano governo Lula.

Principais entraves

Denúncias de corrupção levaram a Polícia Federal a abrir mais de 60 inquéritos a partir de 2011. A presidente Dilma Rousseff determinou a paralisação de todos os processos e contratos em aberto pelo Dnit. A série de denúncias resultou na queda do ex-ministro Alfredo Nascimento e de mais 19 dirigentes do órgão.

Situação atual

Algumas obras/processos foram retomados, como a duplicação da BR-280. Mas a licitação do contorno ferroviário acabou ficando em segundo plano. Há algumas obras feitas no caminho do novo contorno (viadutos, traçados e elevatórias), mas não se sabe se serão reaproveitadas em um novo processo.

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O que falta

Refazer praticamente todo o processo burocrático. Alguns projetos poderão ser reaproveitados.

Depende do quê

Determinação por parte do governo federal para que seja retomado o processo licitatório.

Nova data para inauguração

Sem qualquer previsão.

Contraponto

O governo federal, por meio do DNIT, tem dito que um novo edital deve ser lançado ainda neste semestre.