Foi assinado nesta quarta-feira, pelo governador Raimundo Colombo , o contrato que autoriza a retomada das obras na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O novo cronograma de trabalhos foi dividido em duas etapas: uma de finalização do trabalho já iniciado de sustentação provisória do vão central, com prazo de seis meses a partir da assinatura do contrato, e outra da restauração do restante da ponte, com prazo de dois anos.

Continua depois da publicidade

As obras estão paradas desde agosto, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma da restauração.

::: Ponte Hercílio Luz: os detalhes da rescisão do contrato

A primeira etapa consiste na finalização da estrutura provisória que sustentará o vão central enquanto as peças da ponte forem substituídas ou restauradas. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, explica que cerca de 50% desta etapa já foi concluída, quando considerados o processo de estaqueamento e a compra de materiais que já estão no canteiro de obras.

Continua depois da publicidade

Para a execução dos 50% restantes, será contratada a empresa TDB Produtos e Serviços Ltda, do Espírito Santo, que já está instalada no canteiro de obras. O contrato deve ser assinado nos próximos dias, em caráter emergencial, o que garante o início imediato dos trabalhos, e o valor a ser pago pelo Governo do Estado é de 10 milhões de reais.

A etapa inicial começa em novembro. Em paralelo aos seis primeiros meses de trabalho, vamos finalizar o edital para contratação da empresa que fará o trabalho de restauração. Será uma concorrência internacional, para encontrar uma empresa de grande porte com tecnologia para cumprir com aquilo que Santa Catarina espera – afirmou Colombo.

A segunda etapa das obras é o trabalho de restauração de toda a ponte, que deve demorar cerca de dois anos, a contar a partir da assinatura do contrato. A intenção do governo é de que a empresa contratada seja conhecida logo após a conclusão dos trabalhos de reconstrução da estrutura provisória, para que não haja atrasos.

Continua depois da publicidade

Contribuição para desafogar o acesso à Ilha

Para o presidente do Deinfra, Paulo Meller, após restaurada, a Hercílio Luz, além de ponto turístico, terá também um papel importante no trânsito da Grande Florianópolis. Ela contará com uma via para pedestres, uma ciclovia e duas faixas para veículos como automóveis, ônibus e caminhões.

Hoje as pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, únicos meios de acesso à Ilha de Santa Catarina, recebem uma média de 178 mil veículos por dia, entre entradas e saídas (o número é resultado de média anual, considerando o período da temporada de verão).

Na Ponte Hercílio Luz restaurada, passariam cerca de 22 mil veículos por dia. A proposta inicial, ainda em estudo junto à Prefeitura de Florianópolis, é de que a ponte receba apenas o trânsito no sentido Continente/Ilha no primeiro horário da manhã, funcione nos dois sentidos durante o dia, receba apenas o trânsito Ilha/Continente no final da tarde e volte a funcionar nos dois sentidos durante a noite

Continua depois da publicidade