Para garantir maior segurança a quem circula pelo trecho da SC-108 que cruza a cidade, lombadas físicas serão instaladas em até 30 dias, de acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Em fevereiro, um grave acidente entre um ônibus e um caminhão envolveu 35 pessoas e deixou três mortos. Desde então, o governo estadual determinou que o trecho recebesse ajustes.

Continua depois da publicidade

Segundo o superintendente regional do Deinfra em Blumenau, Magno Vinícius Uba de Andrade, as obras consistem na instalação de lombadas próximas a três colégios localizados ao longo da rodovia – Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Escola Estadual Básica Emilio Baumgart e Escola Básica Municipal Duque de Caxias – e uma na cabeceira da serra.

Elas irão substituir lombadas eletrônicas desativadas por decisão judicial. Na Vila Itoupava estão ocorrendo roçada, poda de árvores, reforço na sinalização, colocação de tachões e também a instalação de lombada física. O orçamento para as obras foi liberado em março. Mas o prazo de finalização pode ser alterado, afirma Andrade:

– É temerário lidar com prazos. A empresa está no local trabalhando, mas dependemos também dos fornecedores de materiais. E eles, às vezes, podem atrasar.

As obras começaram quinta-feira da semana passada a partir do morro onde ocorreu o acidente em fevereiro. Nesta segunda-feira, operários faziam calhas em cimento na lateral da pista para o escoamento de água, enquanto outro grupo executava a pintura da pista. A rotina de trabalho vai de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Continua depois da publicidade

Lombadas eletrônicas ainda estão entre os pedidos

Para pressionar por investimentos na rodovia, moradores da Vila Itoupava interromperam o tráfego durante uma hora em protesto no final de fevereiro. Um dos organizadores da manifestação, Marciel Gerson Hass, afirma que foi formado um grupo para acompanhar o desenrolar das discussões sobre a SC-108 em Florianópolis. Hass acha que as obras não são suficientes. Defende que reforço em sinalização ajuda, mas pode não ser eficaz contra condutores imprudentes.

Para o grupo, a solução seria a reativação da lombada eletrônica, localizada no trevo de acesso à Vila Itoupava. Ele faz ressalvas sobre a lombada física, proposta pelo Departamento de Infraestrutura:

– A lombada vai ajudar, mas ao mesmo tempo irá atrapalhar o trânsito, porque reduz muito a velocidade. O ideal seria uma lombada eletrônica, que controla melhor o fluxo.

O operador de caixa de supermercado Eduardo Ineichen também prefere lombada eletrônica. Mesmo assim, vê vantagem na lombada tradicional:

Continua depois da publicidade

– Melhor lombada física do que uma lombada que está desligada.