As obras de implantação da rede de tratamento de esgoto serão retomadas a partir do dia 18 de setembro, depois de nove meses paradas. O intervalo foi feito para que o contrato de concessão fosse reavaliado pela empresa – que deixou de ser Foz do Brasil e passou a se chamar Odebrecht Ambiental -, pelo Samae e pela Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir).

Continua depois da publicidade

A reavaliação resultou em um terceiro termo aditivo do contrato (uma espécie de revisão), assinado em 18 de março, e uma das exigências era a retomada das obras em seis meses. A primeira frente de trabalho vai se instalar na rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Água Verde. O segundo ponto fica no bairro Fortaleza, e a rede será instalada nas margens do córrego ao lado do terminal.

De acordo com o gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato da Silva, os trechos estão em áreas onde já há rede instalada, mas para que elas funcionem integralmente é preciso ligar as tubulações. Na rua Frei Estanislau Schaette as obras ocorrerão nas proximidades do encontro com a rua General Osório em um trecho de aproximadamente 250 metros que necessita de extração de rocha com o uso de explosivos.

– Esse trecho é prioritário, porque toda a extensão da Estanislau Schaette e parte da região da General Osório já tem as redes, e fazendo isso nós ligamos as duas regiões e liberamos a área que tem na General para funcionar – explica Silva.

Continua depois da publicidade

A segunda obra considerada prioritária é a do bairro Fortaleza. O gerente esclarece que as ruas acima do ribeirão já têm as tubulações instaladas, mas para que a rede funcione é preciso fazer a obra nas margens do córrego:

– Falta este arremate ao lado do córrego para que o esgoto da rede escoe por essa tubulação e siga para a estação Fortaleza. Este ponto ainda não foi feito porque estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Obras. Eles estão fazendo a contenção da margem do córrego, com pedras, e depois colocamos a rede. Se fizermos antes pode atrapalhar a obra deles, e podem danificar a rede na colocação das pedras e se fizermos depois não precisa mexer nessa obra e nem no asfalto, é tudo pelo fundo do córrego.

As obras no Água Verde e no Fortaleza estão previstas para durar até março do ano que vem e vão consolidar os 30% da rede de esgoto instalada em Blumenau. Depois começam os trabalhos para expandir a rede.

Continua depois da publicidade