A habilidade de captar sentimentos, olhares, reações na fração de um segundo, pelas lentes de uma câmera: assim se constroem arte e artista na fotografia. Existem tantas possibilidades de fazer arte em fotos que os profissionais geralmente se especializam em algum tipo de conteúdo, como publicidade, jornalismo, formatura, casamento, nascimento, esporte, natureza. Basta que o fotógrafo tenha a intenção de comunicar um conceito, um sentimento. E em SC há profissionais premiados em diferentes áreas de atuação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A fotógrafa catarinense Bárbara Aviz ganhou, em 2021, um prêmio internacional pelo registro sensível no momento da chegada de um filho. O Concurso Internacional de Fotografia de Nascimento é considerado o Oscar dos fotógrafos de parto.
– Fotografo partos há mais de uma década e ser a primeira fotógrafa brasileira e da América Latina a receber a premiação mundial de fotografia de parto está sendo surreal. (…) Fotógrafo, famílias nascendo e crescendo e o sentimento mais poderoso do mundo, o amor – explica Bárbara.
Também em 2021, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo, teve como vencedor um catarinense. Ricardo Wolffenbüttel conquistou o prêmio com a fotografia intitulada “a terra cura”. A imagem foi escolhida como a mais bela fotografia de campo da América do Sul na categoria profissional. Participaram da disputa representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Continua depois da publicidade
NSC Total estreia projeto de fotojornalismo Por trás da foto

Um dos mais premiados fotógrafos do país é de Santa Catarina. Paulo Greuel nasceu em Blumenau e expôs no mundo todo. Vinte e seis fotografias dele fazem parte da coleção do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Greuel era autodidata e teve os trabalhos publicados em anuários mundiais de fotografia, além de participar de mostras em galerias e museus de Düsseldorf, Frankfurt, Lisboa, Gênova, Bruxelas e Berlim. Greuel morreu aos 70 anos em Düsseldorf, na Alemanha, em 2021.
Além disso, festivais e exposições pelo Estado também incentivam a produção fotográfica. A exposição “Yurupá Território: Retratos e Relatos dos Povos Indígenas em Santa Catarina”, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, reuniu fotografias em formato 3×4, capturadas com uma câmera artesanal lambe-lambe de 1915, que foi restaurada.
Esculturas de catarinenses projetam SC no cenário das artes
O projeto de Radilson Gomes foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2020, com o primeiro lugar na categoria Povos Indígenas.
Tipo Arte
A produção fotográfica é tema de um dos vídeos da série “Tipo Arte”, que valoriza a riqueza do Estado também em outras áreas, como música, cinema, dança, teatro, escultura, pintura, arte digital e popular. Os dez programetes, no ar na programação da NSC TV, fazem parte da segunda temporada do projeto “Tipo Cultura” e destacam fatos marcantes, curiosidades e personagens relevantes na produção artística catarinense.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Produção audiovisual em SC cresce 429% em dez anos