Começaram neste sábado, em Florianópolis, as obras que vão compor o anel viário – uma série de construções e melhorias para a mobilidade urbana na cidade. Além de um corredor exclusivo para ônibus, haverá também a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Bairro Pantanal, e a construção do teleférico que ligará os bairros Centro e Trindade.
Continua depois da publicidade
Neste sábado, iniciou a retirada de árvores localizadas na marginal do trecho da Avenida Beira-Mar Norte, entre o Direto do Campo até a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado, num trecho estimado em um quilômetro.
Segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, a operação está sendo feita de modo a não atrapalhar o trânsito – apenas por cerca de cinco minutos nesta manhã houve a interrupção de passagem dos carros para a remoção de uma árvore maior. Após a retirada das árvores, eles farão a remoção de uma pedra, que pode levar de dois a três meses para ser concluída.
O segundo trecho de obras será feito entre o Terminal de Integração da Trindade (Titri) e a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em mais um trecho de um quilômetro.
Continua depois da publicidade
Com um investimento estimado em R$ 150 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. Ao todo, o anel terá 17 quilômetros e fará um contorno na região central, passando pelo Terminal de Integração do Centro (Ticen), Beira-Mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha. Com essas obras, Florianópolis vai receber seu primeiro corredor exclusivo para ônibus.