A ordem de serviço para o início das obras para o acesso ao Sul da Ilha foi entregue, nesta terça-feira, pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. Também foi assinada a autorização dos editais para construção da ponte sobre o Rio Tavares e do elevado do Estádio Aderbal Ramos da Silva, além da construção de ciclovias e calçadas para pedestres na SC-405, entre o Trevo da Seta e o Rio Tavares. O prazo para a conclusão das obras é de 24 meses.

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O investimento nessa primeira etapa de obras, que inclui o acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, será de R$ 54 milhões. A ponte e o elevado estão orçados em cerca de R$ 18 milhões e as obras destinadas a pedestres na SC-405, somam R$ 1,8 milhão. As ações fazem parte do Pacto por Santa Catarina.

A rodovia SC-405 representa o principal acesso ao Sul da Ilha, por onde circulam mais de 35 mil veículos por dia no período normal. Estudos indicam que pelo menos 17,5 mil veículos que circulam diariamente pela rodovia devem utilizar o novo acesso, resultando em uma possível solução para os engarrafamentos.

>>O que será feito?

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Para as obras de acesso ao Sul de Florianópolis será feito a duplicação da rodovia existente para o lado direito a partir do Trevo da Seta com a implantação de nova ponte sobre o Rio Tavares e a ampliação em 30 metros da ponte existente.

Para a interseção do bairro Carianos foi projetado um viaduto que vai permitir o acesso livre entre o centro e o Sul da Ilha, evitando cruzamento com os veículos que saem dos jogos no Estádio Aderbal Ramos da Silva. A partir deste ponto, a rodovia contorna o loteamento Santos Dumont, de onde segue junto ao limite do aeroporto Hercílio Luz.

Para o cruzamento com acesso à Tapera, onde ocorre a divisão dos fluxos entre a região do Campeche e a Nova Área Terminal com o Ribeirão da Ilha, foi projetada uma rótula. Deste local segue com duplicação do atual acesso à Tapera até o cruzamento com a rodovia SC-405, onde deve ser implantado outro viaduto que garanta fluxo adequado ao Sul da Ilha. Já para os acessos à nova área terminal, o projeto segue em pista dupla a partir do cruzamento com acesso à Tapera, onde prevê a implantação de rótula de acesso ao novo terminal de cargas no lado direito e a Universidade Federal de Santa Catarina no lado esquerdo, bem como um cruzamento junto à nova área terminal de passageiros que permita acesso direto ao estacionamento da nova área terminal e passagem inferior para acesso a UFSC para veículos de pequeno porte.

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>>Novo aeroporto

O novo terminal terá capacidade para atender 2,7 milhões de passageiros por ano. A previsão da Infraero, responsável pela construção do novo local, é que a obra esteja concluída em 2014.