Com a chegada do fim de ano e das férias escolares o Centro vai virar um canteiro de obras em Blumenau. As principais ruas da região, com exceção da XV de Novembro e da Avenida Beira-Rio – que já têm tubulação instalada – vão receber os trabalhos para a implantação da rede de tratamento de esgoto. O mesmo vai ocorrer no bairro Victor Konder e na Rua Frei Estanislau Schaette, nas proximidades com a esquina da Rua General Osório, no bairro Água Verde. O principal objetivo é aproveitar a redução do fluxo veicular para minimizar o impacto no trânsito.
Continua depois da publicidade
Conforme Cleber Renato da Silva, gerente operacional da Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos trabalhos, a intenção é tentar fazer todo o serviço – abrir, instalar e ligar a rede – neste período de férias. Para cada cronograma há um prazo específico de execução, mas a média para cumprir todas as etapas é de 60 dias. Tempo que deve levar, por exemplo, o trabalho no trecho do bairro Água Verde.
Quando anunciada a retomada das obras, em julho, este seria o primeiro local a ser contemplado.
– A gente mudou a pedido da prefeitura, já que ali há muito trânsito. Por isso vamos fazer no período em que a cidade costuma estar mais vazia – conta Silva.
Apesar da redução do trânsito que ocorre no período, o Seterb acredita que as ruas não estarão desertas e trabalha em estratégias para minimizar o impacto aos motoristas que ficarão na cidade. De acordo com o diretor de Trânsito, Fábio Campos da Silva, algumas ações já foram acertadas com a empresa:
Continua depois da publicidade
– Solicitamos que não fossem feitas obras nos horários de pico, como de manhã cedo e também no final da tarde, e que não houvesse interrupção total de nenhuma rua. Para isso em alguns locais vamos usar o sistema de “siga e pare” e divulgar bastante as rotas alternativas. Além disso pedimos que a empresa aproveitasse para trabalhar nos fins de semana, quando o movimento diminui bastante.
As obras que chegarão à Rua 7 de Setembro e à Alameda Rio Brancio, por exemplo, são as mesmas previstas para novembro e dezembro na Velha e na Ponta Aguda, além do ribeirão Fortaleza. Segundo a Odebrecht, 30% do esgoto de Blumenau já é coletado e tratado.