O governo do Estado anunciou ontem que permitirá visitas guiadas à Ponte Hercílio Luz. Os interessados poderão fazer agendamento no SITE, sempre que novas turmas estiverem disponíveis. Serão 25 vagas por passeio, com confirmações enviadas por e-mail. No caso de exceder o número de grupo, a seleção será por ordem de inscrição. O objetivo é reaproximar a comunidade da ponte, que foi construída em 1920 e está totalmente interditada desde 1991.
Continua depois da publicidade
Para garantir a segurança, sem interferir no trabalho de restauração, as visitas acontecerão em datas predeterminadas pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Os visitantes – com idade mínima de 18 anos – sempre serão recebidos na Casa Comunitária, na área insular da ponte. Nesse espaço, um guia e engenheiros do Deinfra detalharão os passos da recuperação da ponte e responderão questões históricas e técnicas do projeto. Após, todos poderão caminhar sobre a estrutura por cerca de 40 minutos. A extensão do trecho será definida conforme o andamento da obra ou as condições climáticas do dia.
Orientações para segurança elaboradas pelo engenheiro responsável estarão detalhadas no formulário de inscrição. Entre elas, a necessidade de usar calçados apropriados (botinas com solas grossas), não sendo permitido o uso de sandálias, sapatilhas, tênis e saltos altos. Outras informações sobre as obras podem ser acompanhadas no mesmo site.
Continua depois da publicidade