O Sul do Estado tem previsão de concluir duas obras de infraestrutura que desviarão o tráfego pesado do centro de Criciúma – hoje veículos precisam cruzar o coração da cidade para chegar a outros municípios da região – até 2016, segundo o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller.

Continua depois da publicidade

Além de solucionar problemas de mobilidade no local ao facilitar o acesso a pontos-chave como o aeroporto de Jaguaruna, os projetos, quando concluídos, irão beneficiar a economia, com a abertura de novas áreas para a instalação de indústrias.

Com mais de 50% das obras já concluídas, a Via Rápida promete facilitar o acesso de Criciúma à BR-101 por meio da SC-445, que hoje o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) aponta como a segunda mais movimentada de Santa Catarina. A projeção é de que se leve nove minutos do centro da cidade até a estrada, trecho de 15 quilômetros que hoje leva pelo menos 30 minutos para se percorrer. A via será toda duplicada e terá até 110km/h de velocidade máxima permitida.

Já o Anel de Contorno Viário ligará todas as rodovias que levam aos municípios vizinhos a Criciúma. A terceira etapa está 50% concluída. Até o final deste ano, o anel terá 80% das obras realizadas.

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, ao menos mil carros são emplacados por ano na cidade, número que agrava os problemas de trânsito. Hoje estima-se que, em média, 30 mil carros por dia passem pela via, que atravessa o perímetro urbano de Içara. O tráfego intenso põe em risco a segurança de motoristas e pedestres. No ano de abertura do contorno, a previsão é de que o número de carros reduza para 22 mil.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado (Fetrancesc), Pedro Lopes, as obras são positivas e terão grande impacto na região Sul.

– São obras esperadas há muitos anos. A realização vai se traduzir em valor inestimável para a região – disse.

Continua depois da publicidade

Lopes diz confiar na agilidade do Deinfra e espera que cada órgão cumpra a sua parte para que tudo ocorra como o planejado.

Cronograma segue conforme o planejado

O projeto da Via Rápida surgiu da necessidade de uma nova via de acesso para Criciúma, coração da região Sul. O investimento no desvio de 11 quilômetros de perímetro rural e cerca de dois quilômetros de trecho urbano é de mais de R$ 95 milhões. Os recursos são financiados pelo governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo Meller, as obras seguem o cronograma planejado. Ele ressalta que esta será a primeira rodovia do Estado com características de via expressa cercada – para evitar a travessia de pedestres e o risco à vida. O afastamento entre as pistas permitirá que o trecho seja triplicado e até quadruplicado no futuro sem a necessidade de desapropriações. As obras, que saíram do papel no início de 2013, têm conclusão prevista para janeiro de 2016.

Continua depois da publicidade

Anel Viário foi dividido em quatro etapas

Com um trajeto de 50 quilômetros e um total de R$ 140 milhões de investimento, o Anel Viário foi dividido em quatro etapas. A primeira parte começou a ser construída em 1998. A previsão é de que a obra esteja completa até 2016.

No momento a terceira etapa está em andamento, com 50% das obras concluídas, e ainda pode sofrer alterações para incluir uma via até a Avenida Luiz Lazzarin, no distrito do Rio Maina. A etapa, que teve início em fevereiro de 2013, está prevista para ser entregue até o final de 2014.

O início da quarta etapa está previsto para 2015 e terá 70% de trecho duplicado, dos dois lados do rio Sangão.

Continua depois da publicidade