Com mais de meio milhão de habitantes, Florianópolis, um dos principais destinos turísticos do Brasil, chega a receber mais de dois milhões de turistas por ano, segundo dados da Prefeitura. O aumento no fluxo de pessoas gera um desafio: a mobilidade urbana, que passa por congestionamentos principalmente nas proximidades das praias. Para garantir a fluidez e melhorar a experiência dos turistas, a Administração Municipal tem apostado em diversas melhorias de trânsito. 

Continua depois da publicidade

As novidades incluem ajustes em infraestruturas viárias e modernização dos sistemas de transporte, para reduzir os congestionamentos e garantir uma mobilidade mais segura para todos que circulam pela capital catarinense.

Terceira faixa na SC-401

Outra obra que está em andamento é a implementação de uma terceira faixa entre o bairro Santo Antônio de Lisboa e o elevado que dá acesso a Jurerê. O trecho, de dois quilômetros, está localizado na SC-401 e deve ser entregue até a primeira quinzena de dezembro.

Até o momento, já foi concluído o afastamento da nova faixa em 800 quilômetros a partir do posto da Polícia Militar. Agora, está em andamento a pavimentação asfáltica do acostamento deste trecho. Por se tratar de uma alteração às margens da pista, ela não causa transtornos significativos no trânsito durante a alta temporada.

(Foto: Leonardo Sousa)

Continua depois da publicidade

Após a conclusão, segundo Hahne, a expectativa é que o acesso ao Norte da Ilha se torne facilitado, especialmente durante a alta temporada. Com isso, as praias de Jurerê, Forte e Daniela devem registrar menos engarrafamento no verão. 

Nova ponte na Lagoa da Conceição

Ainda, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, iniciou em abril do ano passado as obras de construção da nova ponte da Lagoa da Conceição. Algumas etapas da obra já foram concluídas, e a expectativa é que ela seja entregue até fevereiro de 2025. Está prevista também a revitalização do entorno da ponte, o que também deve ser concluído no próximo ano. 

— Além de ser uma melhoria da mobilidade urbana, essa obra contribui para a acessibilidade, o acesso cicloviário e a oxigenação da Lagoa Pequena, pois aumenta muito a capacidade de troca da água. Ainda, temos um ganho na preservação do patrimônio histórico, já que é possível deslocar o trânsito da frente do Casarão Bento Silvério — reforça o secretário. 

A nova ponte representa a maior travessia no interior da Ilha de Santa Catarina, e tem como objetivo melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Ainda, ela contará com um projeto arquitetônico inovador, para contribuir ainda mais com o cenário da região. 

Continua depois da publicidade

Para melhorar a circulação de embarcações no local, a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água e a ponte, será três vezes maior do que a estrutura existente. O espaço também contempla dois passeios nas faixas laterais, para garantir a mobilidade de ciclistas e pedestres.

Com a conclusão da nova ponte, a atual será demolida e o espaço ganhará uma ampla infraestrutura de lazer, com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça pública.

— A Prefeitura e o Governo do Estado têm trabalhado em sintonia para fazer a manutenção e as obras necessárias na cidade, e assim, melhorar o transporte. Vamos ter melhorias durante toda a temporada de verão, principalmente no transporte coletivo, para atender melhor o turista e o usuário das praias na nossa cidade — reforça Rafael.

Em outubro deste ano, o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira — de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa — foi entregue. Localizado a 40 metros do antigo terminal, ele contempla área para espera das embarcações, sanitários com acessibilidade, bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria. 

Continua depois da publicidade

Binários já têm se mostrado eficazes

Uma das novidades também anunciadas recentemente foi a aplicação de binários, ou seja, ruas paralelas que operam em sentidos opostos, instaladas para garantir a fluidez do trânsito. A primeira delas foi o binário do Pantanal e da Carvoeira, em 2023. 

Ainda na temporada passada, foi implantada a mesma estratégia na Lagoa da Conceição. O binário possui 900 metros de extensão e dá sentido único a algumas vias, como a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi. 

— Estamos fazendo uma avaliação pós-implantação, junto às equipes técnicas. Mas, na temporada passada, percebemos que houve uma alteração significativa no trânsito, principalmente no transporte coletivo — comenta Rafael Hahne, Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis.