A prefeitura de Blumenau confirmou para a próxima segunda-feira (13) o início das obras que vão mudar o trânsito entre as ruas São Paulo e Amadeu da Luz, no Centro da cidade. A informação de que o fluxo de veículos voltaria a ser como antigamente foi antecipada pelo colunista Pancho no início de dezembro.

Continua depois da publicidade

Outra novidade confirmada pelo Executivo é a instalação de quatro travessias elevadas na Região Central. Elas substituirão as faixas de pedestres que existem nas duas vias que terão alterações.

A alegação do setor de Planejamento Viário da prefeitura é de que essas estruturas reduzem a velocidade dos carros que passam pelo local – que é muito movimentado – e trazem mais segurança aos pedestres na principal rua do comércio de Blumenau.

Veículos que vêm da Rua XV sentido Amadeu terão que parar para os que vêm da Rua São Paulo.
Veículos que vêm da Rua XV sentido Amadeu terão que parar para os que vêm da Rua São Paulo. (Foto: Patrick Rodrigues)

As mudanças

Hoje quem vem da Rua São Paulo e quer acessar a Amadeu da Luz tem apenas uma pista para convergir à direita. A obra que começa na próxima segunda-feira (13) vai mudar isso, e fazer com que duas pistas acessem a via.

A previsão é de que os trabalhos – que serão feitos pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana com apoio do Seterb – durem 10 dias.

Continua depois da publicidade

O acesso à Rua Padre Landell de Moura permanecerá o mesmo, em uma pista, para os carros à esquerda na Rua São Paulo. As preferenciais também mudarão: os veículos que forem acessar as duas pistas da Amadeu terão prioridade em relação àqueles que vêm da Rua XV de Novembro – hoje cada um fica na sua pista, sem precisar parar.

Já quem estiver na Rua São Paulo e quiser acessar a Padre Landell de Moura terá que dar a preferência aos veículos que trafegam na XV de Novembro. Para o diretor de Mobilidade Urbana de Blumenau, Julian Plautz, essas mudanças vão melhorar o tráfego na Região Central.

A fluidez será melhorada, porque nós vamos abrir novamente as duas pistas para a Amadeu da Luz. Com essas alterações nós acreditamos que vai melhorar o fluxo e também a segurança, que são os principais objetivos dessas mudanças.