Promessa de solução para os alagamentos frequentes na Avenida Sete de Setembro, próximo ao supermercado Comper, no Centro de Itajaí, os trabalhos para macrodrenagem na Rua Joinville começaram nesta semana. Com as obras, a expectativa é que área, onde o comércio é constantemente afetado por enxurradas e maré alta, fique livre do problema. O investimento é de cerca de R$ 3,3 milhões.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, a galeria pluvial vai resolver o problema nas duas vias e também amenizar a situação na avenida Marcos Konder. O responsável pela pasta explica que a obra, que vai ocorrer também em parte da Sete de Setembro, deve levar cerca de seis meses para ser concluída.

– Serão galerias duplas para dar conta de toda a água. É uma obra de difícil execução e os moradores e comerciantes vão precisar ter paciência. O trânsito ficará interrompido no local durante os trabalhos – afirma.

Na Rua Joinville, a tubulação é antiga e não consegue mais drenar toda a água que recebe, por isso a alternativa da prefeitura foi instalar galerias duplas. No total, serão 700 metros de galerias com um metro de largura por dois metros de altura. Conforme a secretaria, a obra é semelhante a que foi feita próximo ao terminal do bairro Fazenda, mas de maior proporção.

A macrodrenagem faz parte do pacote de obras lançado em junho pelo município. Somente no combate às cheias serão instalados mais de seis quilômetros de tubulação. Conforme Zanelatto, neste ano também será licitada a obra que pretende solucionar os alagamentos na Avenida Marcos Konder.

Continua depois da publicidade

Desvio no trânsito

A macrodrenagem começou pela Rua Joinville, no trecho que vai da avenida Ministro Victor Konder (Beira-rio) até a Rua Lauro Müller. Os trabalhos serão feitos por quadras até chegar na Sete de Setembro.

O trânsito no local onde a obra já está em execução está interditado. A alternativa para os motoristas é usar a Rua Almirante Tamandaré, que é mão dupla e antecede a Joinville.