O governador Carlos Moisés da Silva assinou a ordem de serviço para revitalização da SC-401 em Florianópolis na manhã desta segunda-feira (10). A iniciativa faz parte do plano Novos Rumos – Santa Catarina em Movimento, um pacote de obras de infraestrutura que vai contemplar cinco regiões do estado. Na Grande Florianópolis, a recuperação da SC-401 deve ter um investimento de R$ 33 milhões, entre execução e supervisão da obra, com recursos do governo do estado. O trabalho será feito à noite para não comprometer o trânsito e a expectativa é que seja concluído em dois anos. A divulgação foi feita durante uma coletiva de imprensa na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
Continua depois da publicidade
Serão revitalizados 12,9 km da SC-401, que compreendem o trecho da rodovia do entroncamento da SC-404, no Itacorubi, até o entroncamento com a SC-402, na ponte sobre o rio Ratones. Estão previstos serviços de pavimentação, terraplanagem, drenagem, sinalização e a troca de defensas metálicas por muretas de concreto. Além disso, o projeto deve contemplar a implantação de uma terceira pista na subida do João Paulo até o cemitério Jardim da Paz.
— Teremos a recuperação do pavimento nos trechos em que há necessidade, não é a troca total do pavimento. Teremos o alargamento da pista em determinados trechos, para facilitar para facilitar o fluxo e a segurança, principalmente próximo a cruzamento e entrocamento. Temos trechos perigosos, fruto de curvas muito fechadas, pista de aproximação muito curtas e a sinalização horizontal e vertical também que tá muito ruim, mas vai ser melhorada de uma forma geral — afirmou o secretário de Infraestrutura Carlos Hassler.
Ouça as informações:
Apesar da demora de quase três anos desde que a licitação foi realizada e da defasagem do custo do trabalho, o governador Carlos Moisés disse que a empresa definida em 2016 deverá executar a obra. Agora, a ordem de serviço será entregue a empresa executora que tem trinta dias para ajustes finais para o início do trabalho.
Continua depois da publicidade
Embora uma ciclovia na SC-401 não esteja prevista neste projeto, conforme Hassler, uma parceria com a Acif deve possibilitar sua construção em paralelo à obra.
Assim como a revitalização da SC-401, compõem o Plano Novos Rumos Santa Catarina em Movimento a finalização do contorno Oeste, que foi anunciado na última sexta-feira (7) em Chapecó. Ao todo seis obras devem compor o pacote de infraestrutura,que devem ocorrer também nas regiões Sul, Norte e Alto Vale.