O governador Raimundo Colombo (PSD) assinou ontem a nova ordem de serviço para a recuperação da SC-414, que liga Navegantes a Luís Alves. O governo decidiu romper o contrato com a empresa responsável pelas obras em função do atraso no cronograma de trabalho – a previsão inicial era de que a empreitada fosse concluída até abril.

Continua depois da publicidade

Quem assume os trabalhos daqui a 15 dias é a Setep Construções, que ficou em quarto lugar na licitação. A recuperação dos 27,8 quilômetros da rodovia custará R$ 12 milhões e tem prazo de conclusão de 600 dias, porém a previsão é de que a obra seja entregue em pouco mais de um ano. Serão feitos os serviços de drenagem, reciclagem de todo o pavimento e instalação de nova sinalização no trecho.

Esburacada e com sinalização deficiente, a SC-414 é alvo de constantes reclamações de moradores. A empresa que tocava a obra desde agosto de 2014, a Solução Consultoria e Engenharia, chegou a paralisar os trabalhos naquele ano para aguardar o reequilíbrio dos custos do contrato. Em 2015, o cronograma de trabalho atrasou novamente e, diante das reclamações, o Estado optou pelo rompimento.

Nesse período, a empresa concluiu apenas 12% das obras. No entanto, o trecho de aproximadamente dois quilômetros já apresentou problemas e, provavelmente, terá que ser refeito pela nova empresa. Mais de R$ 1 milhão foi pago pelo trabalho.

Autoridades que acompanharam a assinatura da nova ordem de serviço comemoraram a retomada da obra, pois a estrada é o principal acesso a Luís Alves e importante rota de escoamento da produção da região.

Continua depois da publicidade