A obra de mais uma ponte de Jaraguá do Sul será retomada. Desta vez, o foco da administração municipal está sobre a Ponte do Rio Cerro, que liga os bairros Barra do Rio Cerro e Rio da Luz. Interrompida há seis anos, a construção da estrutura é requisitada na comunidade e é uma aposta para desafogar o trânsito nos horários de pico. Nesta semana, o prefeito Dieter Janssen assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo da construção. A partir de agora, a empresa licitada, a Concivil, tem 90 dias para entregar o documento, que deve indicar os detalhes da obra.
Continua depois da publicidade
Um pré-projeto elaborado pela secretaria de Urbanismo indica que a estrutura terá 70 metros de comprimento e 15 de largura. Segundo o secretário da pasta, Ronis Bosse, o tamanho é maior que o previsto no projeto anterior.
– Se ficasse no tamanho do projeto original, a ponte seria uma represa para água. Ampliamos para evitar problemas em épocas de cheias e enchentes – explica o secretário.
A estrutura ligará o Rio da Luz à SC-110, que dá acesso à Pomerode. Além de encurtar o caminho para moradores, a expectativa é que a estrutura sirva para reduzir o grande movimento registrado nos horários de saída da empresa Malwee. Ronis explica que todo o centrinho da Barra do Rio Cerro também será beneficiado com a ponte.
Após a entrega do projeto, a Prefeitura deve abrir uma licitação para a obra. O orçamento deve ser em torno de R$ 1,5 milhão. Ainda não foi definido se a verba será municipal ou se será buscada em outras instâncias. Para a elaboração do projeto, o investimento é de R$ 59,6 mil.
Continua depois da publicidade
Problema com linha da Celesc atrasou os trabalhos
A ponte do Rio Cerro começou a ser construída em 2007 e foi paralisada em 2008. O problema ocorreu devido a uma linha de energia elétrica da Celesc, que é uma das abastecedoras da cidade. Como a linha era baixa, não foi possível dar continuidade às obras. A gestão atual fez contato com a Celesc, solicitando a elevação da linha. Um projeto e orçamento para o trabalho já estariam prontos, porém a empresa ainda não informou se e quando fará a mudança.