Uma obra milionária promete pôr fim a um problema histórico de drenagem na Rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (28) pela prefeitura de Blumenau e governo do Estado. A expectativa é de que os trabalhos comecem na primeira quinzena de setembro e o prazo de entrega é de seis meses, se não houver nenhum contratempo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

De acordo com o secretário de Obras, Michael Maiochi, serão colocados tubos de 1,5 metro de diâmetro ao longo de um quilômetro de extensão da via, indo desde o número 1.100 até a altura da Rua Barcelona. Após a instalação da nova rede, o trecho receberá pavimentação asfáltica. Atualmente, o calçamento é de lajotas. O investimento previsto é de R$ 7 milhões.

O prazo de execução da obra é de seis meses, mas as condições climáticas e a possibilidade de encontrar rochas no solo podem interferir no cronograma. O objetivo é reduzir os episódios de enxurrada, comuns no verão e que afetam a comunidade local. Segundo Maiochi, essa é a principal demanda dos moradores da região nos últimos 20 anos.

O Santa já noticiou episódios em que a Rua Araranguá virou um rio durante um temporal. A gravação mostra justamente o ponto onde a obra será executada a partir do mês que vem.

Continua depois da publicidade

O presidente da Associação de Moradores, Wilson Edson Pires, comemorou o anúncio e afirmou que a obra é fruto de muitas reivindicações e lutas da comunidade local, com diversos ofícios solicitando atenção ao problema. Frisou ainda ter ciência de que obra vai impactar no trânsito, mas os benefícios são importantes para drenagem e mobilidade urbana também.

Leia mais

Corregedoria vem a Blumenau após denúncias de mães que perderam guarda dos filhos

Adolescente foi achada na casa de professor em Pomerode com ajuda de cão farejador