As estatísticas ? e notícias ? não enganam: casos de infidelidade acontecem nas melhores famílias, seja ela do vizinho, do maior golfista de todos os tempos ou de atrizes oscarizadas de Hollywood. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde sobre comportamento sexual, estima-se que 21% (um em cada cinco) dos homens brasileiros casados traem.

Continua depois da publicidade

É a partir desse cenário que acaba de ser lançado Ele é Meu (Ediouro), no qual a terapeuta familiar americana Marie H. Browne, com a colaboração de sua filha, a advogada especializada em questões familiares Marlene M. Browne, apresenta um novo panorama. Ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de uma questão de sorte ou azar no amor, mas de trabalhar na construção de um relacionamento sólido, satisfatório para ambas as partes e resistente a ataques externos.

– O compromisso conjugal depende da satisfação com o relacionamento, das alternativas disponíveis e do nível de comprometimento – afirma a autora.

Ele é Meu explora com seriedade e pitadas de humor questões que vão das bases de uma relação conjugal saudável à identificação de sinais de infidelidade, potenciais rivais e lugares propícios à traição. Por meio de pesquisas da sociologia, psicologia, neurociência e evolução, além de casos observados ao longo de sua carreira profissional como terapeuta, Browne ensina a leitora a proteger “o que é seu de direto”.

Para ilustrar as diversas situações, ela usa ainda referências do cinema (Atração Fatal), da música (Leonard Cohen e a canção Suzanne), da poesia (William Blake) e da política (affair de Bill Clinton e Monica Lewinsky), entre outras. Tópicos como retenção do parceiro e envolvimento sexual são avaliados em apêndices e testes do livro.

Continua depois da publicidade

Brown expõe também alguns sinais que podem ajudar a identificar casos de traição: mudanças na atitude do marido, afastamento físico, esquecimento de datas e fatos importantes (aniversários e compromissos sociais, por exemplo), perda ou redução de interesse sexual, alteração dos horários e das atribuições, interesse súbito pela forma física, notas de compras de joias e roupas femininas que nunca chegaram às mãos da esposa, entre outros.

Marie H. Browne dedica um capítulo inteiro aos espaços chamados “locais do crime”, que apresentam condições favoráveis ao avanço da rival, como o ambiente de trabalho, viagens profissionais, academias e internet, “um território de fantasia, no qual todos podem construir e moldar o que quiserem mostrar ao outro”.

Serviço

:: Ele é Meu

:: Por Marie H. Browne e Marlene M. Browne

:: Editora Ediouro

:: 224 páginas

:: Preço sugerido: R$ 29,90