A obra do Eisenbahn Biergarten, ou Setor 4, no Parque Vila Germânica em Blumenau, foi embargada nesta terça-feira após uma vistoria do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest). A suspensão dos trabalhos foi motivada por problemas relacionados à segurança dos cerca de 70 operários que trabalhavam no local e também pela falta de documentos específicos referentes à execução de serviços em altura. Ao todo, quatro autos de infração foram lavrados e as obras estão suspensas até que as irregularidades sejam sanadas.

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador do Cerest, Francisco Giuberto de Brito, no momento da visita dos fiscais nenhum responsável apresentou os documentos que atestam o treinamento e a capacitação dos trabalhadores para obras em altura. Os andaimes também apresentavam risco.

– A estrutura era de madeira, em vez de metal, e as madeiras estavam soltas. Também não era possível prender os equipamentos de segurança – explica Brito.

Segundo ele, alguns homens não usavam capacete nem óculos e a fiação de uma das betoneiras estava exposta, podendo provocar choques elétricos. A proteção coletiva da obra também estava deficiente, segundo o coordenador.

– Vamos encaminhar um relatório para o Ministério Público do Trabalho e, em seguida, deve ser aberto um inquérito civil. Mas, independente disso, o local foi interditado por tempo indeterminado. As obras só podem ser retomadas quando a empresa apresentar os documentos provando que sanou as irregularidades – explica Brito ao ressaltar que a denúncia partiu do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Imobiliário (Siticom).

Continua depois da publicidade

Para o secretário de Turismo Ricardo Stodieck a questão é pontual e não deve comprometer o prazo de conclusão da obra, previsto para o fim de agosto. Já o responsável pela construtora não atendeu as ligações da reportagem para comentar o assunto.