O trecho da rua Jerônimo Coelho, entre a avenida Dr. Paulo Medeiro e a rua Itajaí, em Joinville, está interditado para o trânsito devido à obra de macrodrenagem do rio Mathias no local. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informa que toda a extensão da rua Jerônimo Coelho, até o entroncamento com a rua do Príncipe será utilizada para a obra. Nesse primeiro momento, os trabalhos ficarão concentrados nesse trecho interditado entre a avenida Dr. Paulo Medeiros e a Itajaí. Assim que a obra for avançando, outros trechos serão restritos ao tráfego de veículos.

Continua depois da publicidade

A nova frente de trabalho começou as perfurações para o estaqueamento neste trecho da via, na região central de Joinville. As perfurações são necessárias para a concretagem de estacas que irão servir de apoio para a instalação de uma galeria de duto forçado. Esse duto vai ajudar no escoamento de retorno da água pluvial ao rio Cachoeira. Ela é complementar à galeria que está sendo instalada na rua Otto Bohem.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Iniciada em outubro do ano passado na foz do rio Mathias com o rio Cachoeira, em frente à Prefeitura, a obra contempla intervenções de drenagem pluvial nas ruas Euzébio de Queiroz, Otto Boehm, Fernando de Noronha, Jacob Eisenhut, Visconde de Taunay, Pedro Lobo, Jacob Richlin, do Príncipe e Jerônimo Coelho.

Continua depois da publicidade

Fazem parte da obra também a construção de alas e comportas, muro de proteção no rio Cachoeira, galerias de condução e conduto forçado e galeria de detenção. As obras estão orçadas em R$ 45.872.405,22, com recursos da Caixa Econômica Federal.

Para evitar as cheias causadas pela maré do rio Cachoeira será implantado um sistema de contenção e escoamento do rio Mathias: o muro de proteção entre as ruas Princesa Isabel e Cachoeira, impedindo que as águas do rio Cachoeira retornem à bacia do rio Mathias e as comportas flap, no encontro entre os rios Mathias e Cachoeira. Toda a obra tem previsão de ser finalizada em 2018.